10 alimentos que melhoram a saúde do coração

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Ter um coração saudável é essencial para qualquer pessoa e uma das melhores maneiras para melhorar a saúde cardiovascular é através da alimentação.

As doenças cardiovasculares como a cardiopatia isquêmica e infartos continuam sendo a principal causa de morte mundial.

E certos alimentos podem prevenir que você não entre nessa trágica estatística.

E por isso, fizemos uma lista com 11 alimentos que melhoram a saúde do coração.

O consumo diário de alguns destes alimentos pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, mas é importante também variar na alimentação e reduzir o consumo de alimentos que fazem mal ao coração, como os alimentos ricos em gorduras trans e frutose.

1- Alho

alho

O alho é um dos melhores alimentos para o coração devido seus nutrientes favorecerem o aumento da circulação sanguínea e proteger os vasos sanguíneos.

Além disso, o consumo regular de alho pode diminuir o colesterol ruim (LDL) e reduzir a pressão arterial que é uma das principais causas de morte do coração.

O efeito do alho para a circulação sanguínea é tão poderoso que o alimento pode aumentar o fluxo sanguíneo para a região genital, promovendo um melhor desempenho na cama.

2- Aveia

cookies de aveia
Cookies de aveia com chocolate é lanchinho ideal para quem quer um alimentação mais saudável

A aveia é um excelente alimento para o coração porque reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda a manter as artérias limpas e desobstruídas.

Os antioxidantes e as fibras da aveia também ajudam a reduzir o surgimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose (entupimento das artérias) e infarto agudo do miocárdio.

3- Salmão

salmão

O consumo de salmão pode reduzir a pressão arterial e manter a coagulação sob controle. Além disso, o alimento possui astaxantina carotenóide, que é um antioxidante muito poderoso.

Os benefícios do salmão para o coração acontecem devido o ômega-3 que é um tipo de gordura que protege o coração e é aliada da boa saúde do cérebro.

4- Linhaça

linhaça para o coração

Assim como o salmão, a linhaça é rica em ômega-3, nutriente essencial na alimentação para uma boa saúde do coração.

O ômega-3 da linhaça diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), proporcionando muito mais saúde e desempenho para o seu coração.

5- Cenoura

A cenoura é um ótimo alimento para a saúde e também para o coração.

Ela é capaz de diminuir os males causados pelo excesso de sódio na corrente sanguínea e que podem prejudicar a saúde do coração, como o aumento da pressão arterial.

Além disso, a cenoura contém outros importantes benefícios, o Dr. Dayan Siebra fala sobre eles no vídeo abaixo:

6- Azeite extra virgem

Ótimo em uso de saladas e perfeito para o coração. O azeite extra virgem possui antioxidantes que combatem os radicais livres prevenindo doenças degenerativas, incluindo as doenças cardíacas.

Além disso, o azeite ajuda diminuir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL). Isso ocorre graças à presença de antioxidantes e gordura monoinsaturada do azeite.

7- Uva

A uva é um bom alimento para o coração devido ser rica em resveratrol, que é uma substância que previne o envelhecimento das células e combate o mau colesterol.

Além disso, a uva tem ação vasodilatadora que favorecem o fluxo de sangue no corpo, melhorando a saúde cardiovascular.

8- Brócolis

brócolis

O brócolis é um dos vegetais mais nutritivos do mundo. Seu consumo fornece diversos benefícios para a saúde do coração e para a saúde no geral.

O consumo regular de brócolis pode ajudar no combate contra as células cancerígenas e a eliminação das bactérias que afetam o pulmão.

Para o coração, o brócolis faz bem porque auxiliam o organismo a reduzir o colesterol ruim, além de ajudar a evitar doenças cardíacas.

9- Banana

Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema muscular, a banana também ajuda a manter a pressão em níveis normais, promovendo assim a prevenção de doenças coronarianas.

Quando consumida entre as refeições, a banana ajuda a manter o nível de açúcar no sangue, além de normalizar o batimento cardíaco.

10- Morango

O morango é uma das melhores frutas que desintoxicam o organismo e uma das melhores frutas para o coração.

O morango contém antocianinas, substâncias que neutralizam os radicais livres que são um dos causadores de ataques cardíacos.

Bônus – Laranja

A laranja é outra fruta muito importante para o coração. Isso só é possível devido a fruta ser rica em importantes nutrientes como alfacaroteno, luteína, vitamina C e potássio.

Algumas pesquisas demonstram que o suco de laranja melhora a função dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Você sabe o que a casca de laranja pode oferecer para sua saúde?

Veja no vídeo abaixo:

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