A

10 cuidados com a saúde no inverno

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Finalmente chegou o inverno! Enquanto alguns agradecem pela queda das temperaturas, outros começam a se preocupar, já que nesta época é comum um aumento de doenças respiratórias. No inverno, o tempo fica mais seco e a dispersão dos poluentes é menor, o que causa uma maior irritação das nossas mucosas respiratórias.

Com a chegada do frio, as aglomerações em ambientes fechados ficam mais comuns, o que também contribui para a contaminação. Todos estão suscetíveis a uma gripe ou resfriado, porém por terem um sistema imunológico mais frágil, deve-se dar atenção especial aos idosos e às crianças pequenas.

Doenças mais comuns no inverno

Uma das doenças com maior índice de contaminação durante o inverno é o resfriado, causando secreção nasal, dor na garganta e espirros constantes. Outra velha conhecida é a gripe, um pouco mais agressiva que o resfriado, que causa dor de garganta, tosse e pode também causar febre.

Se não tratadas da maneira correta, a gripe e o resfriado podem evoluir para um quadro mais grave, a pneumonia. A doença causa febre alta, escarros e dor no peito, e ao contrário das demais, exige um acompanhamento médico mais próximo.

Além disso, pessoas que possuem doenças respiratórias crônicas como rinite e asma devem ficar em alerta nesta época do ano, visto que a incidência de crises pode ser maior. Por isso, não se esqueça de manter as visitas ao seu médico em dia e ande sempre com a sua medicação prescrita.

Contudo, alguns cuidados básicos ajudam a evitar a contaminação, confira!

Mantenha-se hidratado

agua

Hidratação não é necessária apenas quando as temperaturas estão mais altas, sendo primordial durante todo o ano. Por isso, durante o inverno, não se esqueça de ingerir bastante água, pois manter as vias respiratórias hidratadas ajuda a diminuir o risco de contaminação, além de ajudar a reduzir o ressecamento da pele.

Leia em nosso site : 5 Sinais De Que Você Bebe Pouca Água

Se você se sentir incomodado com vias respiratórias congestionadas, os profissionais recomendam lavar com soro fisiológico. Também podendo ser usado na região dos olhos, o soro hidrata e umidifica, facilitando a respiração.

Cuidado com a roupa de cama

roupa de cama

No inverno, o acúmulo de ácaros tende a ser ainda maior. Por isso, troque os seus cobertores semanalmente, estenda-os no sol sempre que possível e não se esqueça de passar com um ferro após as lavagens.

Deixe a casa arejada

casa arejada

Como citamos há pouco, as aglomerações em ambientes fechados é um lugar muito propício para se contrair doenças no inverno. Por isso, mantenha as janelas abertas por um período de tempo, mesmo que esteja frio, isso promove uma maior circulação do ar e evita o acúmulo de ácaros e bactérias.

Lave as mãos

lavar as maōs

Cuidar da higiene é sempre importante, mas durante o inverno esse hábito merece cuidado especial. Muitas vezes, a contaminação é feita quando levamos aos mãos sujas aos olhos, bocas e nariz, principais portas de entrada no nosso corpo para vírus e bactérias.

Sendo assim, não se esqueça de lavar bem as mãos, principalmente depois de chegar da rua e antes das refeições. Se preferir, também complemente a limpeza com o álcool em gel, mas saiba que não é um substituto para a água e o sabão.

Evite aglomerações

aglomerações

Você fica mais propício a contrair doenças em lugares com muitas pessoas e pouca ventilação. Por isso, evite sempre que possível e prefira lugares arejados, já que em aglomerações a circulação do vírus é maior, mesmo que não haja nenhum contato físico.

Cuide da limpeza da casa

Orquídea na decoração da casa

Se a sua casa possui tapetes, carpetes e cortinas, dê uma atenção especial à sua limpeza nesta época do ano, já que pode haver grande acúmulo de ácaros. Além disso, cuide da limpeza da sua casa, evitando acúmulo de pó nos móveis e sempre passando um pano úmido no chão.

Evite os cigarros

Se você é fumante, saiba que a fumaça e os componentes químicos do cigarro podem agravar a situação de pessoas com doenças respiratórias crônicas como a rinite, a asma e a bronquite. Se você tem algum tipo de doença respiratória, além de não fumar, deve evitar ficar perto de fumantes.

Tome as vacinas

vacina de gripe

A vacina da gripe dá proteção por até 1 ano, enquanto a da pneumonia garante que você esteja protegido por até 5 anos. Por isso, é muito importante manter as suas vacinas em dia nesta época do ano para evitar contaminação, especialmente se o seu sistema imunológico está debilitado.

Cuide da alimentação

alimentação gravida

Ter uma alimentação saudável não é um cuidado apenas para quando as temperaturas estão baixas, mas sim para todas as estações do ano. Durante o inverno, invista em uma alimentação rica em frutas verduras e legumes, alimentos que irão ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico.

Mantenha-se agasalhado

roupa de frio

O conselho da sua mãe não podia ser melhor. No inverno, evite mudanças bruscas de temperatura e quando sair na rua não se esqueça do agasalho, se possível cobrindo pescoço, boca e nariz.

Tome alguns cuidados básicos e curta o inverno sem ter que se preocupar com a sua saúde.

Matéria feita com a ajuda da  Zelas Saúde .

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.