A

A couve pode ser sua maior aliada na alimentação, rica em cálcio e anti-inflamatório

Receba atualizações em tempo real grátis

A couve é uma verdura que pode ser utilizada como planta medicinal pois ajuda a combater uma série de doenças, usada como ingrediente indispensável da feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios.

O nome científico da couve é Brassica oleracea L. e pode ser comprada em qualquer lugar do Brasil, e com um preço bem razoável, mas ainda é uma verdura pouco valorizada.

A couve tem um poder anti-inflamatório e cicatrizante, além disso ajuda a fixar o cálcio nos ossos (melhor que o leite), e a couve é muita rica em vitamina C.

A couve serve para fortalecer os ossos, regular o intestino, combater o reumatismo e a fibromialgia, e outras doenças como úlcera no estômago, anemia, vermes, asma, bronquite e problemas do fígado.

Propriedades da couve

As propriedades da couve incluem a sua ação tônica, vermifuga, laxante, além de possuir compostos fenólicos que ajudam a combater o câncer, entre outras confira :

Couve rica em fibras

Por ser muito rica em fibra, é um bom remédio para a prisão de ventre e problemas relacionados.

Couve é rica em Cálcio

Denise Madi Carreiro, que é conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca.

“Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”, explica a nutricionista. O que isso significa? O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea. O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária.

O magnésio da couve ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa).

Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada e o magnésio ajuda na TMP.

A Couve é benéfica para o cérebro

A couve, sendo rica em iodo, ajuda no bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, além de manter as glândulas endócrinas em bom estado. Assim, é bom para o cérebro e tratamento dos transtornos neuróticos como a doença de Alzheimer.

A Couve promove a saúde gastrointestinal

As pesquisas recentes têm aumentado bastante a compreensão dos cientistas de como vegetais da família Brassica como a couve, couve-flor, brócolos, couve e couve de Bruxelas pode ajudar a prevenir cancro do cólon.

A Couve ajuda a saúde da mulher

Os fitonutrientes benéficos que se encontra na couve, particularmente o 3-carbinole (I3C), sulforafano e indóis, ajudam a estabilizar os antioxidantes do organismo e os mecanismos de desintoxicação que eliminam substâncias que podem causar cancro. I3C ajuda a melhorar a desintoxicação do estrógeno e reduz a incidência de cancro da mama.

Além disso a couve também ajuda a prevenir estrias e combater a celulite.

Couve é detox ! Veja uma receita deliciosa

suco ressaca kiwi

Por causa de todos esses benefícios, a couve é utilizada em sucos detox, os sucos desintoxicantes são segredo de dieta que faz murchar rápido, veja uma receita de suco que pode ajudar você a melhorar sua saúde e perder uns quilinhos.

Suco desintoxicante

  • 1 folha de couve-manteiga batida com suco de 1 limão,
  • 1 fatia média de abacaxi,
  • 1 copo (200 ml) de água
  • e 1 lasca de gengibre sem açúcar ou adoçante.

Ou mude para uma opção de suco detox

  • 2 folhas de couve
  • suco de ½ limão
  • ½ pepino japonês sem casca
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 maçã vermelha
  • 150 ml de água de coco

Bata tudo no liquidificador e pronto, o aconselhável é beber no período da manha.

Veja mais receitas detox que utilizam couve e outras receitas para perder peso, aqui

Receba atualizações em tempo real grátis

2 Comentários
  1. Julietty Linda Diz

    Adorei as dicas e as informações sobre as propriedades do couve. Não sabia de tudo isso.

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial