A

A nova Dieta dos Grãos faz você perder até 10 kg na sema

Receba atualizações em tempo real grátis

Uma ótima opção para quem quer emagrecer rápido e de maneira saudável, diminuindo a gordura abdominal. A dieta dos grãos estimula o funcionamento do intestino graças à concentração de fibras.

A proposta é a ingestão diária de grãos e cereais e a substituição de alimentos processados por alimentos integrais.

Entre os alimentos que devem ser consumidos diariamente estão:

Milho
Cevada
Trigo
Arroz
Aveia
Soja
Quinoa
Etc…

Neles, pode ser encontrada uma substância chamada adiponectina, que diminui o tamanho das células gordurosas do abdômen e aliada a exercícios físicos pode proporcionar a perda de um quilo ou mais por semana, dependendo de cada organismo.

Para evitar o tão temido efeito sanfona, continue consumindo alimentos integrais após o fim da dieta. O ideal é o consumo de pelo menos três porções diárias de grãos e cereais.

Alimentos integrais X alimentos refinados para a dieta

Alimentos integrais alimentos refinados

A grande diferença entre alimentos integrais e refinados e que os primeiros não passaram por nenhum processo de beneficiamento e, por isso, conservam todos seus componentes originais, como as cascas e películas protetoras, onde se concentram a maioria das fibras e nutrientes.

Um grão integral é toda a parte comestível de qualquer grão. Ele pode ser dividido em três camadas e cada uma delas com nutrientes importantes:

A camada protetora externa, ou farelo, é envolta em fibra, vitaminas B, proteína e microminerais;
O endosperma fornece principalmente carboidrato, proteína e algumas vitaminas B;
A semente é rica em vitaminas B, vitamina E, micro minerais, antioxidantes e fitonutrientes.

Quando os grãos integrais são processados as porções do farelo e da semente são removidas, deixando apenas o endosperma, eliminado quase 4 das vitaminas e minerais.

Alimentos integrais contêm fibra, antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais.

O importante é fazer a dieta sem sentir fome

Quem já fez uma dieta de qualquer tipo sabe a sensação de fome pode ser um dos maiores problemas a serem enfrentados. Isso faz com que a dieta seja facilmente abandonada antes do objetivo alcançado.

A fome é uma sensação fisiológica que acontece quando o organismo necessita de reposição nutricional.

A grelina, hormônio liberado pelo estômago quando ele está vazio, age diretamente no cérebro, fazendo com que a sensação de fome seja ativada.

Ao ingerirmos qualquer alimento, o estômago libera o hormônio PYY que, ao agir igualmente no cérebro, libera a sensação de saciedade.

As fibras, presentes em grãos e cereais são mais difíceis de serem digeridas e por isso tornam o processo de digestão mais trabalhoso desde a mastigação, aumentando o tempo de saciedade. Está aí a grande vantagem da dieta dos grãos integrais.

Veja em nosso site 

Saiba Quantas Calorias Você Pode Consumir Por Dia

Conheça Os Benefícios Da Banana

Tratamento Para Estrias Com Café (Receita Completa)

Chá De Salsa Emagrece Até 5 Quilos Em 3 Dias, Aprenda A Receita

Conheça as fibras para fazer um dieta dos Grãos melhor

As fibras encontradas nos alimentos são formadas por um conjunto de várias substâncias, como a pectina, celulose, hemicelulose, gomas, mucilagens e outros polissacarídeos.

Elas são de origem vegetal e podem ser separadas em insolúveis e solúveis. As fibras do primeiro grupo são encontradas nos farelos dos cereais, e são formadas por celulose, hemicelulose, e por vezes lignina.

É a lignina que confere às fibras uma consistência rígida e firme. As fibras do segundo grupo são encontradas no farelo de aveia e nas sementes, tais como o linho e também nas frutas.

Este segundo grupo é formado por substâncias viscosas, como a goma, mucilagem e pectina. Os dois grupos têm um papel importante na saúde e devem estar presentes em uma alimentação saudável.

A ingestão de fibras reduz o risco de uma grande variedade de doenças relacionadas ao sistema digestivo, como o cancro do cólon, hemorróidas, prisão de ventre e outras, sendo que a fibra insolúvel em água é mais eficaz nestes casos.

As solúveis evitam o aumento do colesterol ruim, regula a glicemia e protegem a mucosa intestinal. Ao consumir cereais e grãos, lembre- se de que eles perdem até 95% das suas fibras durante o processo de refinação.

Receita de pão integral com nozes

Pão de Nozes para dieta

Ingredientes

7 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo integral (900g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120g)
1 colher (sopa) de sal (12g)
2 tabletes de fermento biológico (30g)
3 colheres (sopa) de mel (75g)
2 xícaras (chá) de nozes picadas (220g)
1 ovo médio
3 xícara (chá) de azeite (100g)

Modo de preparo

Peneire em uma tigela os dois tipos de farinha de trigo com o sal. Reserve. Coloque em uma panela ½ litro de água e leve ao fogo por 1 minuto ou até ficar morna (alcançar 40°C).

Retire de fogo, transfira para uma tigela e misture o fermento. Junte o mel e as nozes. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a mistura repousar por 15 minutos.

Em seguida, misture o ovo com o azeite (reserve 3 colheres das de chá).

Aos poucos, vá adicionando ingredientes secos peneirados sem parar de os mexer.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, sove-a por 5 minutos ou até ficar lisa e se soltar das mãos. A massa deve ser muito bem sovada, com movimentos circulares como se você estivesse enrolando um rocambole.

A massa deverá ficar maleável, lisa e com brilho. Volte a massa para a tigela, cubra-a com filme plástico, deixe-a crescer em local aquecido por mais 25 minutos ou até dobrar de volume.

Não deixe crescer muito de maneira a formar uma crosta seca na superfície. Em seguida, divida a massa em 2 porções.

Unte 2 assadeiras para pão de fôrma (33 x 23 cm) com o azeite reservado e enfarinhe-as. Modele as massas e coloque-as dentro das assadeiras.

Com uma pequena peneira, polvilhe farinha de trigo (30 g) sobre as massas. Com um estilete faça cortes na superfície da massa. Tampe a assadeira e deixe crescer por 15 minutos, em local aquecido.

Pré-aqueça o forno a temperatura média (250°C). Assim que a massa crescer, leve as assadeiras ao forno (com muito cuidado e sem bater a assadeira), assando-a por 15 minutos.

Diminua a temperatura para 200°C e deixe assar por mais 40 minutos ou até o pão ficar bem dourado. Retire do forno. Desenforme os pães em seguida e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Dica: Não deixe os pães esfriarem dentro da assadeira, pois será criado um vapor que ficará preso no fundo dela. Isso deixará o pão úmido, facilitando o aparecimento de mofo.

Seguindo a dieta dos grãos você terá uma vida melhor e ainda vai perder peso.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.