Site icon Portal Elos

Como acalmar cachorro dos rojões e som alto

como acalmar cachorro

Toda comemoração de Ano Novo tem muitos rojões e fogos de artifício, algumas cidades já estão proibindo fogos de artificio com barulho (já existem muito fogos silenciosos), pois sabem que os cachorros sofrem muito com barulho de rojões.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Caso no seu bairro tenha muito barulho no Ano Novo, siga essas dicas para proteger seu cachorro (inclusive como colocar a faixa no seu cachorro) .

Como acalmar seu cachorro

Os cães conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano. Por isso todo cuidado é pouco.

1) Deixe seu cão dentro de casa, de preferencia em um lugar onde ele possa ficar em segurança, e se possível com o som ligado com música em alto volume (mas suportável para seu cão) , com isso irá de distrair com a musica.

2) Tranque as portas e janelas para evitar fugas e suicídios. Se tiver portas de vidro tente proteger com um papelão para ele não quebrar e se cortar.

3) No dia dê alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem até matar o seu animal. Torção de estômago, por exemplo.

4) Nunca deixe o animal acorrentado, pois ele acaba se enforcando em função do pânico. O ideal é deixá-lo em um local fechado, sem as correntes e guia.

5) Evite deixar seu cão em locais potencialmente perigosos (varandas, janelas e piscinas).

Ficar pegando o cão no colo ou acolhe-lo toda hora, enquanto o barulho acontece, só vai transmitir mais medo e ansiedade pra ele, procure agir com naturalidade. Para tanto, brinque com o cachorro como se nada de diferente estivesse acontecendo.

Como colocar a faixa para acalmar o cachorro, veja como fazer :

Porque a faixa funciona ?

O medo de barulho, inclusive de trovoadas, comumente é associado à hipersensibilidade nas patas traseiras, que tendem a se resfriar mais rapidamente. A condição pode estar associada à tensão na linha da coluna vertebral. Sendo assim a faixa protege o cachorro.

Dica : Use um pedaço de pano: basta embrulhá-lo com um tecido como na imagem acima, (o cobertor preferido pelo cão é ideal, mas basta uma faixa de algodão que cubra o dorso), mesmo em dias quentes.

Mas cães que ainda sofrem nestas situações podem ser manejados sob tranquilizantes (com estrito controle do médico-veterinário do seu cão !) e depois se possível passar por um processo de adestramento conhecido como dessensibilizarão.

Essa última alternativa deve ser feita com pessoal especializado neste tipo de condicionamento . Peça informações às associações de raça e não aceite a ajuda de práticos ou “adestradores de fundo de quintal”, pois seu cão pode correr riscos.

Musica pode ajudar a acalmar seu cachorro

A música está presente na nosso vida faz tempo e todo mundo gosta de música e seu cachorro não é diferente e a música é um ótimo recurso para distraí-los e deixá-los mais calmos .

Mas tome cuidado com o volume da música, pois os cachorros tem ouvido muito sensível

Mas qual musica colocar ? alguns estudos apontam que a música clássica é a melhor opção de estilo para cães. 

Separamos algumas música para te ajudar :

Músicas no youtube

  1. Scherzo em mi maior, Op. 54, de Frédéric Chopin
  2. Sonata em lá maior, D. 959, de Franz Schubert
  3. Nocturne Op. 9 No. 2, de Frédéric Chopin
  4. Prelúdio e Fuga em dó maior, de Johann Sebastian Bach
  5. Pathetique Sonata, Op. 13, de Ludwig van Beethoven
  6. Sonata em lá maior, K.331, de Wolfgang Amadeus Mozart

Playlist no Spotify:

  1. Relax my dog: calming music for dogs
  2. Music for dogs and pets
  3. Animal healing

Sair da versão mobile