gato está doente
in

Como saber se o seu gato está doente

Publicidade

Gatos são especialistas em esconder doenças. Na natureza, esse instinto pode protegê-los de predadores ou de outros gatos que podem ser uma ameaça.

O gato doméstico de hoje tem a mesma tendência de evitar a vulnerabilidade, mesmo que a única ameaça potencial seja um companheiro de casa. Mesmo gatos em casas com um único animal de estimação tendem a ter o instinto de autoproteção.

Há outra razão pela qual os gatos e muitos outros animais têm menos probabilidade de mostrar dor ou doença: eles simplesmente não têm uma relação emocional com seu desconforto. Os animais tendem a aceitar a dor ou a doença como um “novo normal” e seguir em frente.

Para descobrir se seu gato está doente – já que se depender dele você não saberá tão cedo -, fique de olho nestas dicas:

Vômito

Vomitar não é algo normal para os gatos. Vômitos raros ou uma bola de pelos ocasional não são preocupações. No entanto, qualquer coisa além disso justifica uma visita ao veterinário.

Diarreia

Esta modificação nas fezes do seu gato pode indicar algum problema relacionado à ração dele, parasitas intestinais e uma variedade de outros problemas.

Se não for tratada, a diarreia pode causar desidratação ou até mesmo uma inflamação intestinal.

Se o sintoma persistir, agende uma consulta com o veterinário. Se possível, leve uma amostra de fezes.

Perda de apetite

gato sem apetite

A perda de apetite pode ser normal para gatos em alguns momentos, mas ainda assim não deve ser ignorada.

Se o seu gato pula uma refeição ocasional, mas come normalmente, isso não significa nada anormal. Você só deve ficar de olho. Se o animal parar de comer completamente ou estiver comendo apenas pequenas quantidades, o ideal é que você consulte um veterinário.

A falta de alimentação pode causar uma doença séria em seu felino, chamada fígado gorduroso ou lipidose hepática.

Aumento do apetite

Assim como a perda de apetite, o seu aumento também pode ser uma preocupação, especialmente se o seu pet for um gato idoso.

No entanto, o aumento do apetite não deve ser ignorado em gatos mais jovens. Até porque ele pode levar à obesidade – o que acarretará em outros problemas de saúde.

Publicidade

Veja em nosso site : Obesidade Em Gatos. O Que Fazer?

Letargia

Este é um sinal de problema, mesmo que sutil. Entre em contato com o veterinário se o seu gato parecer ficar cansado demais, dormindo mais do que o normal ou simplesmente tiver um baixo nível de energia. Provavelmente algo está acontecendo com a saúde dele.

Aumento da sede

Este sintoma pode significar muitas coisas nos gatos. Na maioria das vezes, é reflexo de que há um problema nos rins ou no trato urinário do animal.

Muitos proprietários nunca viram seus gatos beberem água. Então, se você começar a notar seu gato perto da tigela de água mais do que antes, considere levá-lo ao veterinário.

Mudanças na micção

Estas alterações são sempre importantes. É preciso ficar atento. Elas geralmente indicam um problema no trato urinário ou nos rins. Se você notar uma mudança na frequência ou quantidade de urina, micção inadequada ou sangue na urina, marque uma consulta com o veterinário.

Se o seu gato está com força para urinar e não sai nada, isso pode ser uma emergência, principalmente em gatos machos.

Mudanças na respiração

Respiração ofegante, respiração rápida, falta de ar e respiração áspera nunca devem ser ignoradas.

Se o seu gato não estiver respirando normalmente, pode ser um sinal de emergência.

Irritação da pele ou perda de pelos

Estes podem ser sinais de alergia, parasitas externos ou outra doença da pele. Também é provável que surjam dores ou coceira. Não deixe seu gato sofrer desnecessariamente. O veterinário pode oferecer opções de tratamento.

Written by Cris Veronez

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
lanche

Mulher adiciona fio de seu cabelo em lanche para não pagar, mas é pega no video

Como fazer hamburguer caseiro

Receita e dicas para fazer o melhor hambúrguer caseiro de todos os tempos