Se o seu cachorro sempre implica com a mesma pessoa e você não sabe o motivo, fique esperto pois ele pode estar tentando te avisar de alguma coisa, pois, segundo um estudo ele pode sentir se uma pessoa não é confiável.
Um estudo realizado na Universidade de Kyoto no Japão e publicado na revista Animal Cognition, confirmou que os cachorros podem descobrir se uma pessoa é de confiança.
O estudo liderado pelo pesquisador Akiko Takaoka, contou com 34 cachorros e foi dividido em três partes.
Na primeira os pesquisadores apontavam para um recipiente com comida e os cachorros corriam em direção à comida.
Já na segunda parte apontavam para recipientes sem comida e os cães acabavam enganados.
Mas na última parte, descobriu-se que os cachorros não seguiram as ordens dos pesquisadores.
Segundo Akiko Takaoka, eles usaram seu julgamento da experiência anterior para julgar se a pessoa era confiável.
Os cachorros têm um “sexto sentido” altamente evoluído e também são muito receptivos ao comportamento humano.
Quando uma pessoa tem más intenções ou está prestes a fazer algo ruim, sua frequência cardíaca aumenta e o corpo libera várias reações químicas, como a adrenalina e outros hormônios, e como os cachorros têm um olfato muito apurado e sempre estão alertas, podem pegar esses aromas e mudanças de comportamento dentro de segundos e reagir a eles.
“Eles têm uma inteligência social mais sofisticada do que pensamos, que evoluiu seletivamente em sua longa história ao lado dos seres humanos”. Disse o pesquisador Akiko Takaoka.
Os cães são muito sensíveis ao comportamento humano, então se o seu cachorro é geralmente amigável e com uma determinada pessoa, se comporta diferente, é bom prestar atenção ao que ele está tentando lhe dizer.