nuvem de gafanhotos
in

Nuvem de Gafanhotos de magnitude histórica devasta a África após alterações climáticas

Publicidade

Gafanhotos do deserto são insetos herbívoros que invadem plantações causando grande impacto. Considerados praga agrícola, estes insetos podem chegar a 10 cm de comprimento e formar nuvens gigantescas.

Desde dezembro de 2019, enormes nuvens de gafanhotos atacam plantações de países do Leste e Sudeste da África, uma das regiões mais carentes do mundo.

Os gafanhotos estão presentes da Etiópia e Somália até o Quênia, em proporções históricas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), até o fim de janeiro, uma nuvem de gafanhotos cobria uma área de 2.400 km quadrados.

A infestação de gafanhotos, sem precedentes, fez com que a Somália declarasse, dia 02 de fevereiro de 2020, estado de “Emergência Nacional”, pois os insetos estão devastando as reservas alimentares da região, constituindo uma ameaça importante para a vulnerável situação de segurança alimentar da Somália.

gafanhotos

A Somália foi o primeiro País a decretar mobilização em nível nacional para combater a praga agrícola. “As fontes de alimento das pessoas e de seus animais estão ameaçadas”, afirmou o ministério somali da Agricultura.

Segundo especialistas ambientais, o descontrole populacional destas espécies é decorrente das variações climáticas extremas no mundo, que alteram, sobretudo, a temperatura ambiental, promovendo desequilíbrio ecológico.

A crise foi desencadeada por ciclones na Península Arábica, seguidas por chuvas intensas, o que promoveu condições climáticas ótimas para a reprodução desenfreada das populações de gafanhotos do deserto. Do Iêmen, os gafanhotos chegaram à Somália, onde outro ciclone potencializou ainda mais o desequilíbrio.

Publicidade

O Leste e Sudeste da África já está habituado a invasões deste tipo, tanto que elas inspiraram passagens bíblicas, como a “Praga do Egito”. Mas as nuvens observadas na Somália e Etiópia são as maiores nos últimos 25 anos.

No Quênia, é ainda mais grave.

Leia em nosso site: Ração ou Comida Caseira: O que é melhor para o seu cachorro ?

A invasão de insetos pode ter consequências catastróficas, principalmente, porque as regiões com alta incidência de gafanhotos já são afetadas por secas, inundações e já convivem com a segurança alimentar constantemente ameaçada.

De acordo com a organização Food Security and Nutrition Working Group, 19 milhões de pessoas na região sofrem com a fome.

E no Brasil, ela pode chegar via Paraguai.

Written by Ana Paula Maia

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Pedro Cardoso critica manifestantes “Quem se oferece ao vírus não deveria receber tratamento”

como reduzir rugas

Como suavizar rugas e outras marcas da idade