in

Por que os cachorros comem grama?

Por que os cachorros comem grama

O seu cachorro come grama quando sai para passear? O peludo adora devorar plantinhas no jardim? E agora, o cão está se tornando vegetariano? Ou ainda, isso é sinal de doença? Há várias respostas para essa preocupação manifestada por milhares de tutores.

Estudos diversos demonstram que o hábito de comer plantas, como a grama, é muito comum nos cães. Embora o principal ingrediente da dieta de um cão ainda seja a carne e produtos de origem animal, os cães são animais onívoros (alimentam-se de alimentos de origem vegetal e animal), e podem também constituir em sua dieta plantinhas palatáveis a eles, como algumas gramas de jardim.

Historicamente, lobos e cães selvagens comiam vegetais com certa frequência. Logo, este hábito alimentar não é necessariamente um indicativo de doença.

Vários motivos levam os cães a comerem o gramado. Entre eles está a ingestão de fibras, que melhoram a digestão e o funcionamento do trato intestinal do animal. Ainda, algumas plantas possuem sabor muito agradável aos peludos, o que incentiva o consumo.

Mas espere, nem sempre comer grama pode ser um comportamento indicativo de saúde. Se você observar que o seu cachorro comeu grama e apresenta vômitos, apatia, diarreia, perda de apetite, pode ser que o ato de comer a plantinha seja uma forma instintiva do animal a tentar resolver problemas de saúde.

cachorro grama

A grama pode funcionar como erva medicinal, e o cachorro irá ingerir o máximo que puder, por cachorro come grama.

Provavelmente, o maior consumo de plantinhas do jardim está relacionado a transtornos gastrointestinais, ou problemas como má nutrição, desconforto abdominal, desidratação, verminoses, cólicas e presença de corpos estranhos.

Veja em nosso site : Ração Ou Comida Caseira: O Que É Melhor Para O Seu Cachorro ?

Logo, se notar que o cão está comendo grama de forma constante, leve ao veterinário. O veterinário poderá realizar diagnóstico correto e receitar o melhor medicamento para o cão, de acordo com o problema apresentado.

Se você quer evitar que o seu cão manifeste esses distúrbios intestinais e estrague o seu jardim, a vacinação e a vermifugação são medidas de se evitar parasitas e vermes intestinais. Além disso, uma dieta equilibrada pode evitar que o cão busque fibras comendo a grama.

A adoção de práticas de exercícios também influencia no comportamento do cão, por isso, é necessário evitar o estresse de uma vida canina sem atividades físicas.

Mas se o seu cachorro não apresenta nenhum tipo de transtorno gastrointestinal, desidratação ou qualquer outro problema de saúde relacionado, mas mesmo assim continua a destruir o seu jardim comendo a grama, não se preocupe, há outra forma de lidar com isso.

Em Pet Shops especializados, produtos como a graminha para o cão comer, fazem sucesso entre os tutores. Consiste em pequenos “tapetinhos” de espécies vegetais muito palatáveis aos cães, o que vai assegurar que o seu jardim continue intocado.

Written by Ana Paula Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Alimentos que provocam gases

Alimentos que provocam gases e alimentos que ajudam a combater gases

Receita de sorvete saudável amora com banana

Receita de sorvete saudável amora com banana