golden retriever
in

Quais as principais características da raça Golden Retriever?

Publicidade

O golden retriever é um cão da linhagem britânica retriever e foi desenvolvido especificamente para a caça de aves aquáticas. Contudo, ele se transformou num excelente cão de companhia com o passar dos anos. Conheça mais sobre essa raça.

História da raça Golden Retriever

Essa raça apareceu em meados do século 19, por meio de vários cruzamentos feitos pelo político liberal Edward Marjoribanks (1849-1909). A intenção era criar um cão inteligente, obediente, habilidoso e fácil de treinar. Na busca pelo cachorro ideal, Marjoribanks utilizou vários cães, até mesmo o extinto Tweed Water Spaniel.

Os trabalhos de Marjoribanks deram origem a quatro cadelas e foi a partir dessas fêmeas que surgiu o atual golden retriever. Quando esse cão foi criado, a intenção era clara: utilizá-lo para trabalhar ou para shows de exposições caninas.

Características Gerais do Golden Retriever

A popularidade e a qualidade desses cães fizeram deles ótimos animais de trabalho. Atualmente, os golden retrievers são utilizados para buscas, resgates, auxílio de deficientes visuais, entre outras coisas. Contudo, é preciso ter cuidado ao cruzar essa raça com outra, pois os filhotes podem nascer com saúde frágil ou com enorme agressividade.

Com relação à parte física, o golden retriever é um cachorro robusto, que possui pelagem média e com vários tons dourados. Sua principal característica física é sua expressão, que pode ser descrita como amável. Por conta de suas qualidades, esse animal se tornou muito popular no Japão.

Expectativa de vida do Golden Retriever

golden retriever filhote

Em média, um golden retriever vive entre 10 e 15 anos, caso esteja saudável. Essa raça de cachorro é suscetível a vários tipos de doenças. Por conta disso, é preciso criar este animal de um modo responsável, levando-o periodicamente para um veterinário. Dessa forma, o risco dele contrair doenças diminui bastante.

O golden retriever é conhecido por sofrer com doenças genéticas e outras enfermidades. Por exemplo, a displasia da anca é muito comum para essa raça. Por conta disso, é necessário que a OFA (Fundação Ortopédica dos Animais, em inglês) avalie a saúde do filhote antes dele ser adotado.

Publicidade

Veja em nosso site : Por Que Os Cachorros Comem Grama?

Coloração dos pelos

Como o nome sugere, o golden retriever possui pelos dourados e eles podem ser um pouco mais claros ou um pouco mais escuros. Além disso, sua pelagem pode ser lisa ou ondulada.

Segundo o American Kennel Club, os pelos desse cachorro são “ricos e brilhantes em várias tonalidades”. Dessa forma, o pelo dessa raça não pode ser muito claro ou escuro demais.

Segundo as regras do American Kennel Club, um cachorro de pelos brancos ou avermelhados nunca será aceito como um golden retriever. Contudo, o Kennel Club do Reino Unido aceita que retrievers de cor creme sejam considerados goldens.

O focinho também é analisado para dar “veracidade” para esse cachorro. Por exemplo, nenhum Kennel identificará um cão de focinho rosado como golden retriever. Agir dessa forma pode ser um erro, pois quando um golden retriever envelhece, tanto os pelos quanto o focinho podem clarear.

Normalmente, os filhotes dessa raça têm pelos mais claros que os adultos. Contudo, se a orelha do filhote tiver pelos escuros, provavelmente a coloração dele será mais escura na fase adulta.

Estas são as principais características da raça, sem contar que é uma das mais indicadas para crianças, devido ao perfil dócil e brincalhão do pet.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
unhas

Cuidados para ter unhas e cutículas saudáveis

chá para ansiedade

Conheça 5 chás para ansiedade, insônia e agitação