Quanto um cachorro deve comer por dia? Aprenda a calcular

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Cachorros são companheiros leais que demandam atenção e cuidados. A alimentação do seu peludo, por exemplo, deve ser equilibrada e controlada, para evitar riscos de subnutrição ou obesidade. Por isso saber a quantidade de ração para cachorro comer por dia é essencial.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

Existem várias formas de saber quanto um cão deve comer por dia. O principal método (e mais fácil) é considerar a base do peso corporal do animal no cálculo. Entretanto, há vários fatores que afetam diretamente as necessidades diárias de alimentos dos cães.

O primeiro fator a se considerar é o porte do animal. Cães menores (porte miniatura e pequeno) possuem metabolismo mais acelerado e requerem mais alimentos proporcionalmente ao seu peso que os cães maiores.  Um cão Chihuahua, por exemplo, necessita de 8 a10% do seu peso corporal em alimentos por dia (ou seja, se o animal pesar 2 kg, vai receber entre 160 a 200g de alimento ao dia). Enquanto, um labrador, pode ser saudável consumindo 3 a 4% do seu peso corporal ao dia.

Para realizar o cálculo de fornecimento de alimentos a partir do peso ideal dos cães, é necessário considerar as porcentagens médias:

– Cães de porte miniatura (até 3 kg): 7 a 10% do peso corpóreo.

– Cães de 3 a 5 kg: 5 a 6% do peso corpóreo.

– Cães de 5 a 10 kg: 4 a 6% do peso corpóreo

– Cães de porte médio (10 a 25 kg): 4 a 5% do peso corpóreo.

– Cães de grande porte (25 a 35 kg): 4 a 5% do peso corpóreo.

– Cães acima de 35 kg: 3 a 4% do peso corpóreo.

O cálculo de fornecimento de alimentos deve considerar o peso ideal do animal, não deve ser feito com valores de peso gordo ou magro demais. Por exemplo, se o seu Boxer pesar 30 kg, quando deveria pesar 27 kg, faça o cálculo com base no peso que ele deveria ter, e não sobre o peso que ele tem.

Como fazer cálculo de quanta ração dar para o cachorro ?

Quanto um cachorro deve comer por dia

Exemplo:

Um cão Yorkshire de 4 kg deve receber 5% de seu peso corporal.

Aplicando o cálculo, termos:

(4 x 5)   x 1000 = 200 g
  100

Logo, o cão Yorkshire deverá receber 200 gramas de alimentos por dia. Geralmente, nutricionistas de animais indicam que este total seja subdivido em, pelo menos, duas porções. Neste caso, cada uma com 100 gramas de alimento.

Outros fatores também podem influenciar a quantidade de alimento que deverá ser fornecida ao cachorro. Raça, idade, estado fisiológico (reprodutivo), nível de atividade física e temperatura ambiente são fatores que afetam o consumo de alimentos dos peludos. Por isso, é necessário usar bom senso e atentar para a saúde do animal.

Uma das formas de verificar o status corporal do cão é através de sua silhueta. Cães saudáveis geralmente exibem uma leve cintura quando observados de cima, e as costelas podem ser percebidas com uma leve pressão dos dedos. A perda dessas referências pode indicar sobrepeso (ou obesidade). Se as costelas estão muito aparentes, provavelmente, o estado nutricional do cão está abaixo do indicado.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.