in

Fique atento a estes 5 sinais de que seu cão pode estar doente

Por mais que sejam altamente comunicativos, infelizmente os cães não têm a capacidade de nos dizer como se sentem. No entanto, qualquer pessoa que já teve um cachorro sabe que a linguagem corporal canina é muito expressiva.

Como você conhece seu cão, pode ser capaz de perceber algumas mudanças sutis em sua personalidade e ações, que indicam a possibilidade de ele estar doente.

A chave para ajudar seu cão a se recuperar rapidamente é perceber o problema dele logo no início.

Portanto, se você quer saber se o seu cão pode estar doente, siga estas cinco dicas e saiba se é hora de consultar um veterinário e se o seu cachorro está doente :

Mudanças na personalidade

cachorro-parede

Quando os cães estão com dor ou não se sentem bem, eles tendem a apresentar mudanças de comportamento.

Normalmente, essas mudanças de personalidade ocorrem repentinamente. Seu cão, que geralmente é super sociável, de repente começa a ser retraído. De gentil e enérgico passa a mostrar fragilidade, agressão ou letargia. Tudo isso deve ser observado.

Você deve prestar atenção no seu cão se ele começar a rosnar quando você se aproximar de uma área específica do corpo. Isso porque os cães podem morder você se você chegar muito perto da fonte de seu desconforto.

Nem todos os cachorros exibem um comportamento negativo quando estão doentes. Alguns podem ficar pegajosos ou mostrar sinais de necessidade crescente.

Se você começar a notar mudanças significativas no comportamento do seu cão, entre em contato com o seu veterinário.

Perda de peso inexplicável

Embora a perda de peso não seja necessariamente um sinal de que algo está errado, a perda de peso sem motivo aparente pode significar um problema.
A maioria dos cães não perderá uma quantidade considerável de peso se não fizerem dieta ou praticar mais exercícios.

Por outro lado, cães que ganham peso sem nenhuma mudança em seu estilo de vida podem estar enfrentando problemas de saúde. Este sinal pode demorar algumas semanas para ser percebido.

Sintomas respiratórios

Tosse, chiado e secreção nasal são sinais característicos de um problema respiratório – que pode variar de um simples resfriado a gripe canina.

Se o seu cão está resfriado ou gripado, provavelmente haverá outros sintomas, como vermelhidão nos olhos e coriza.

Verifique a cor da língua e das gengivas do seu cão se ele estiver com dificuldades respiratórias. Se a língua e as gengivas do seu cão estiverem com uma tonalidade azulada, ele precisa de atendimento de emergência imediato.

Problemas com fezes ou urina

Os cães que são devidamente treinados em casa geralmente não começam a urinar ou defecar de repente pela casa sem um bom motivo. Esteja atento às seguintes mudanças nos hábitos de banheiro do seu cão:

  • Dificuldade em defecar
  • Dificuldade em urinar
  • Mudanças no volume da urina

Essas alterações são especialmente importantes em cães mais velhos. Quantidades excessivas de urina podem indicar um problema com os rins. Urina com sangue e fezes moles também podem indicar um sério problema de saúde.

Uma única ocorrência de diarreia não significa que você precisa ir ao veterinário. No entanto, quando ocorrem vários episódios em um período de 24 horas, é preciso se preocupar.

Perda de apetite

Outra indicação de que algo pode estar errado é quando seu cão de repente não mostra interesse em comer e beber.

A maioria dos cães tem seus próprios hábitos alimentares e pode comer mais em alguns dias do que em outros. Mas se isso persistir, pode ser um problema.

Uma mudança nos hábitos de beber também é algo a ser monitorado. Beber mais ou menos água do que o normal pode ser um sinal de que seu cão está doente. Beber muita água pode indicar que seu animal está com febre, problemas hormonais ou renais.

Fique sempre atento.

Written by Cris Veronez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

estupro_cadela_vereador

Candidato a vereador é expulso do partido após ser filmado estuprando cadela

Giulia Gam leva vendedores de bala para passeio no shopping e compra presentes