A

Autocuidado: o que é qual é a relação com a saúde mental ?

Receba atualizações em tempo real grátis

Falar de saúde mental é estar diante de muitas possibilidades. Não é à toa que o Atlas da Saúde Mental 2017, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que é necessário investir mais na área, sobretudo para criar políticas públicas.

Considerando que doenças como a depressão e ansiedade estão em alta nas estatísticas, pensar também na promoção do autocuidado é uma alternativa. Afinal: o que é autocuidado e como isso pode beneficiar sua saúde mental?Se você também está na lista das pessoas que querem saber mais sobre os hábitos do autocuidado e não sabe por onde começar, esse post pode te ajudar. Confira!

Faça terapia

fazer terapia

Muitas pessoas ainda possuem receio de frequentar um psicólogo ou psiquiatra. Seja por preconceito, desconhecimento ou falta de condições financeiras, isso ainda acontece muito. No entanto, a busca pela terapia têm sido algo que chama cada vez mais a atenção das pessoas que desejam uma vida mais saudável. Se você já pensou em procurar um profissional da área, mas tem dúvidas sobre as vantagens, confira o check list abaixo com os benefícios dessa prática:

  • Autoconhecimento;
  • Redução das doenças psicossomáticas (com origem psicológica);
  • Resgate da autoestima;
  • Desenvolvimento da capacidade para lidar com as emoções.

 Desacelere 

saúde mental e autocuuidado

Desacelerar, respirar e retomar. Há momentos na vida em que todo mundo precisa de um tempo para reorganizar as prioridades e cuidar da saúde mental. Neste contexto, a expressão desacelerar, significa justamente refletir sobre os hábitos que estão afetando a rotina de forma positiva ou negativa. 

Priorizar a si mesmo, ter um tempo para reflexão e planejar o próximo passo é algo muito importante para promover técnicas e habilidades para o autocuidado. Há movimentos como o Slow Living, que, inclusive pregam uma vida mais leve e calma. Na prática, esse conceito surgiu na Itália, em meados da década de 80 na contramão aos hábitos de uma vida “fast food”. Ou seja: o que importa é valorizar a natureza, a vida como ela, cuidar das relações e valorizar a simplicidade.

Corpo saudável, mente sã

hábitos de autocuidado

A frase “Mens sana in corpore sano”, originada a partir de uma sátira do poeta romano Juvenal é uma marca registrada para pensar nos hábitos de autocuidado.

Ou seja: fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação, pensar na qualidade de vida e em hábitos que provocam o bem-estar é essencial. Quer mudar sua rotina? Promova o autocuidado já com essas pequenas mudanças, vivendo um dia de cada vez.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.