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10 Alimentos com Vitamina D

Deseja fortalecer ainda mais sua imunidade? Então confira nossa lista dos 10 alimentos com vitamina D e adicione a sua dieta diária.

Para nosso sistema imunológico funcionar corretamente, é necessário manter hábitos saudáveis como: a prática de exercícios físicos, ter uma boa noite de sono e principalmente ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes.

Por acaso, você está sentindo que sua imunidade está baixa? Sente desânimo constante? dores musculares ou queda de cabelo excessivo? Sabia que esses sintomas podem significar a falta de vitamina D em seu organismo? Confira nosso artigo e descubra como aumentar os índices desse nutriente tão importante.

O que é Vitamina D?

A vitamina D é um nutriente, produzido pela pele, muito importante para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, além de atuar prevenindo doenças degenerativas, a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos e músculos.

Onde encontrar Vitamina D?

Existem basicamente, duas formas naturais de encontrar essa vitamina. Veja os tópicos a seguir e descubra.

Exposição solar

Os maiores índices de vitamina D são encontrados no sol. A exposição solar diária é muito importante para o organismo, pois dessa forma, consegue absorver esses nutrientes benéficos para nosso sistema de defesa.

Entretanto, é preciso sempre consultar um especialista antes de se expor ao sol, sem proteção. Pessoas com pele clara possuem menos quantidade de melanina na pele e podem ter mais sensibilidade aos raios solares. Portanto, confirme com seu médico o horário e tempo ideal para se expor ao sol.

Alimentos com vitamina D

alimentos vitamina D

Além da exposição solar, existe também, a suplementação através dos alimentos. Confira nossa lista com 10 alimentos ricos em vitamina D, a seguir.

Fígado Bovino

O bife de fígado é o primeiro alimento da nossa lista rico em vitamina D. Cada porção de 100 gramas, possui cerca de 12% da quantidade diária necessária. Além da vitamina D, esse alimento também é rico em ferro.

Óleo de Fígado de Bacalhau

O óleo de Fígado de Bacalhau, não é muito consumido pelos brasileiros, entretanto, os especialistas afirmam que esse óleo é rico em vitaminas D, A, K e ômega 3. Além de fornecer maior resistência ao nosso sistema de defesa, o óleo de fígado também previne contra doenças cardíacas e melhora a memória.

Leite de Vaca

Ouvimos desde criança que o leite de vaca é bom para manter os ossos fortes não é mesmo? Esse fato é verdadeiro, porém, além de fortalecer nossos músculos e ossos e prevenir contra doenças como osteoporose, o leite também é um alimento rico em vitaminas A, B, D, E, K, que ajudam nosso sistema de defesa se fortalecer.

Iogurte

Como o iogurte é um derivado do leite, possui vitamina D. Além de proteger nosso sistema de defesa, esse alimento ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo. Prefira os iogurtes que tenham menos açúcar, pois são mais saudáveis.

Queijo

O queijo, especificamente, cheddar, suíço e a ricota, possuem altos níveis de vitamina D, vitaminas A e do complexo B. Além de fortalecer a imunidade, o queijo também fornece a imunidade, previne a diabetes e protege o corpo dos radicais livres.

Gema de Ovo

Muitas pessoas não gostam de comer a gema do ovo, por medo da salmonella, porém, de acordo com especialistas, o risco de contrair essa bactéria ao consumir ovo é baixa. A gema de ovo é rica em vitamina A e D, que aumenta a imunidade e defende o corpo dos radicais livres.

Salmão

Rico em vitaminas do complexo B e D, o salmão é um alimento essencial para nossa imunidade, pois ele combate inflamações, diminui o risco de contrair doenças cardíacas e reduz o colesterol.

Sardinha

Assim como o salmão, a sardinha faz parte dos peixes gordurosos que possuem altos índices de vitamina D. Além de proteger nosso sistema imune, a sardinha também previne a anemia e o câncer.

Atum enlatado

Muitas pessoas não sabem, mas o atum enlatado também está na lista de alimentos que possui vitamina D, além das vitaminas A e algumas do complexo B. Esse alimento melhora os níveis do sistema imune, melhora a função cerebral, combate a hipertensão, entre outros.

Cogumelo

Por fim e não menos importante, o cogumelo, é um alimento que possui vitamina D e pode ser uma alternativa para os vegetarianos e veganos. Além de fortalecer os ossos e aumentar a imunidade, o cogumelo também previne a diabetes e melhora a saúde do coração.

Gostou das nossas dicas? Consulte sempre um especialista ou nutricionista para lhe passar porções necessárias de cada alimento por dia, de acordo com o seu caso. Compartilhe este artigo e ajude seus amigos e familiares a terem uma vida saudável.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

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