in

Água em excesso faz mal à saúde?

agua para saude

Seja em sua casa, ou em estabelecimentos, é possível encontrar um bebedouro industrial ou de outros tipos disponíveis para o consumo de água. A água é indispensável para o bom funcionamento do organismo humano.

Certamente, você já escutou que a quantidade ideal para beber ao dia é de 2 litros, mas será que é uma regra? Muitas dúvidas surgem quando se trata do consumo da água, principalmente se água em excesso faz mal à saúde. Continue lendo e saiba mais sobre esses questionamentos.

Benefícios da água no nosso corpo

A água possui inúmeras funções para o nosso organismo, dentre eles estão:

  • Transporte de nutrientes;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Eliminação de substâncias tóxicas, principalmente por meio da urina;
  • Ajuda na digestão.

E, além disso, a água compõe mais de 60% de um corpo humano adulto. Ou seja, o consumo de água é indispensável, seja onde você estiver, ter acesso a um bebedouro, seja comum, industrial ou bebedouro de coluna, é essencial.

Água em excesso

Agora você já sabe da importância da água do seu organismo, mas, será que se fizermos a ingestão de mais do que o recomendado ao dia, o corpo humano funcionará melhor?

A resposta para essa pergunta é não! Beber muita água causa o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio, eles são responsáveis por regular as funções dos nervos e músculos.

Ou seja, beber muita água ao dia pode te causar uma intoxicação por água. Os sintomas mais comuns em casos como esse são dores de cabeça, fadiga, náuseas, vômitos e até uma parada cardíaca. Tome cuidado!

Mas esse tipo de intoxicação acontece raramente, quando o indivíduo toma 20 litros de água por dia, ou competidores, por exemplo, que ingerem água durante todo o dia.

É importante fazer a hidratação de seu organismo com água, um purificador de água , carregar uma garrafinha para encher em bebedouros industriais e outros hábitos ajudam nesse processo.

Veja em nosso site : 10 sintomas que você precisa beber água urgente

Qual é a quantidade ideal de água?

Pouca água e muita água faz mal ao organismo, então, afinal, qual a quantidade ideal de água que se deve tomar ao dia? Pensando nisso, selecionamos informações e dicas que irão te ajudar nessa dúvida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de água indicada para consumo diário é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg. Não deixe de beber uma água adequada, para evitar mais problemas, um purificador de água irá ajudar.

É claro que esses números são médias, existem outros fatores, como:

  • Clima: você precisa beber mais água quando o clima está mais quente, do que quando está frio, afinal, no calor suamos mais, ou seja, perdemos mais líquido;
  • Atividade física: quem se exercita diariamente, precisa de mais água do que quem nunca se exercita ou quem se exercita menos dias durante a semana;
  • Metabolismo: se você tem um metabolismo acelerado, você certamente precisa de mais água do que quem tem um metabolismo mais lento.

Se você continua com dúvidas, respeite sua sede, e beba água sempre que tiver sede. Outro fator que pode ajudar é a cor de sua urina, o ideal é que ela seja amarela clara, se a sua estiver escura e com um odor forte, é um sinal claro de que você precisa beber mais água.

Siga nossas dicas e garanta a saúde de seu organismo, e claro, sempre a medida correta de água. Não deixe de investir em um bebedouro de água de mesa, a qualidade da água também precisa ser adequada!

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

apartamento

Sol da tarde ou da manhã: qual posição escolher na hora de comprar apartamentos à venda SP

Direito criminal

Direito criminal: trabalhar pra alguém ou montar escritório?