Conhecida como doença falciforme ou também anemia falciforme esta doença hereditária atinge cerca de 7 milhões da população brasileira, com cerca de 3,5 mil casos por segundo no país.
Índice
O que é anemia falciforme
Causada por uma mutação genética a anemia falciforme deforma os glóbulos vermelhos, que perdem seu formato natural e adquirem então o formato de uma “foice” e endurecem, tal formato dificulta ou até mesmo bloqueia a passagem do sangue por alguns vasos sanguíneos menores e ocorrem então uma menor oxidação dos tecidos.
Qual a diferença entre doença falciforme e anemia falciforme
Uma doença falciforme é toda é qualquer doença que seja causada pela anomalia nos glóbulos vermelhos, a doença falciforme pode causar desde: anemia, dores, fadigas, infecções e alterações nas funções de diferentes órgãos. Já a anemia é apenas uma das principais e mais comuns doenças causadas pela doença falciforme.
O que causa a anemia falciforme
A anemia falciforme é genética e hereditária, ou seja, é herdada dos pais, a anemia falciforme se dá quando uma pessoa herda dois genes alterados, sendo um do pai e outro da mãe. Desta forma a anemia falciforme não é algo que pode ser controlado ou diretamente combatido, sendo essencial que tal anomalia seja detectada rapidamente afim de iniciar os tratamentos precocemente e evitar grandes complicações no futuro.
Sintomas da anemia falciforme
Alguns dos sintomas da presença da anemia falciforme são:
- Dores articulares;
- Fadiga;
- Palidez;
- Atraso no processo de crescimento;
- Feridas nas pernas: As feridas nas pernas costumam aparecer próximo aos tornozelos e a partir da adolescência, caso não tratas precocemente tais feridas podem ser um grande problema e levar anos para cicatrizarem.
- Síndrome mão-pé: em crianças pequenas as crises tendem a acontecer nos vasos sanguíneos presentes nas mãos e pés dos menores, causando dor, inchaço e vermelhidão no local.
- Infecções: Pessoas que contraem doenças falciformes estão mais propensas a infecções, já crianças possuem grandes chances de contrair pneumonia e meningite; nestes casos elas recebem vacinas especiais para prevenir tais complicações.
- Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais;
- Priapismo;
- Grandes dores provocadas pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela baixa oxigenação dos tecidos sanguíneos;
- Pedra na vesícula/Cálculo biliar
Tratamento de anemia falciforme

Portadores de anemia falciforme precisarão de acompanhamento médico de forma frequente e durante toda a vida, sendo importante o diagnostico precoce, os tipos de tratamentos podem ser diferentes para cada tipo de pessoa e a forma como a anemia age na mesma; poderá por exemplo haver indicações de remédios para a diminuição de grandes dores que é tratado através da hidroxiureia, poderá ocorrer a terapia de transfusão regular, troca de hemácias etc. Sendo desta forma indispensável o acompanhamento médico profissional durante todo o período de tratamento.
A anemia falciforme pode ter cura, a mesma se dá através do transplante halogênico de medula óssea, entretanto tal transplante é muito difícil de se acontecer pois dificilmente a pessoa possui um doador compatível para o procedimento.
Qual exame detecta anemia falciforme
O exame laboratorial chamada eletroforese de hemoglobina é um exame especifico para a identificação e diagnostico desta doença; entretanto se é possível detectar a presença da anemia falciforme até mesmo no comum teste do pezinho, que é realizado logo após o nascimento da criança.
Dentre os especialistas que podem diagnosticas e tratar da anemia falciforme podem-se citar: pneumologista, pediatra (para crianças especificamente), clinico geral e hematologista; sendo desta forma de grande importância que você conte com os melhores planos de saúde, obtendo atendimento médico especializado e acompanhado para todos os momentos de sua vida, garantindo a segurança de diagnósticos precoces para os mais diversos tipos de doenças que você possa vir a contrair.