Bem estar Animais Ração ou Comida Caseira: O que é melhor para...

Ração ou Comida Caseira: O que é melhor para o seu cachorro ?

-

Os cães são animais que devem ser alimentados com diferentes ingredientes de origem vegetal e animal. Embora hoje se tenha a praticidade de serem alimentados por seus tutores, nem sempre isso aconteceu. Os ancestrais dos cães domésticos dependiam da caça para sobreviver.

O contato social do cão com humanos promoveu mudanças na alimentação do peludo. Este deixou a condição de caçador e começou a depender diretamente do seu responsável.

No início desta relação, os cães recebiam sobras das refeições dos seus tutores, o que, consequentemente (também devido às mudanças alimentares dos humanos), acarretou em doenças intestinais e metabólicas (como a obesidade), pois os cães possuem exigências nutricionais específicas, diferentes da alimentação humana.

A ração seca, como conhecemos, foi pensada em 1957, e facilmente popularizou-se.

As rações secas foram formuladas para suprir todas as necessidades nutritivas dos cães a partir de único alimento, de forma acessível e prática, aplicável ao estilo de vida moderno.

Contudo, ainda hoje, estes alimentos processados contém substâncias, como aditivos e corantes, que aumentam o prazo de validade e melhoram o aspecto do alimento, mas que trazem à tona preocupações quanto às possíveis implicações na saúde animal.

Com isso, questionamentos como “qual a dieta ideal para o cão?” ou “é melhor ração ou comida caseira ao cão?” surgem e dividem a opinião pública. Alguns especialistas defendem alternativas à ração seca por acreditarem que esta pode reduzir a expectativa de vida dos animaizinhos.

Algumas opiniões mais radicais, comparam o alimento processado industrial para cães a junk food na alimentação humana.

Uma alternativa às rações industriais é a comida caseira.

Se considerarmos alimentação caseira, as sobras de refeições humanas para fornecer aos cães, esta situação é totalmente contraindicada.  Entretanto, se partirmos do princípio que, a comida caseira preparada pelo tutor, apresenta balanceamento de todos os nutrientes necessários ao bem estar e saúde do animal, sim, esta é a melhor forma de alimentar o cão.

Quando o tutor opta pela alimentação caseira, deve estar consciente de que é preciso elaborar refeições específicas para o cachorro, pensando-se na biologia do animal. Nem todos os alimentos devem ser oferecidos ao cão. Por exemplo, cebola, abacate, uva e chocolate, são alimentos que devem passar longe do pet.

Não é fácil manter a alimentação caseira natural dos cães. Para isto funcionar de forma saudável, é necessário planejar a dieta do animal, formular a partir dos ingredientes disponíveis na região e ofertar quantidades adequadas.

Sem dúvida, é importantíssimo ter acompanhamento de profissional experiente em nutrição animal. E para driblar a correria de suas rotinas, os tutores que não conseguem cozinhar diariamente, podem fazer o congelamento das refeições em pequenas porções e descongelarem conforme a necessidade do dia.

Animais que recebem alimentação caseira natural, recebem dieta livre de conservantes e corantes, confeccionada com alimentos de qualidade. Sendo assim, vivem mais tempo, são mais calmos e comportados, mais atentos e adoecem bem menos.

Porém, se o tutor não buscar orientação profissional e não seguir as recomendações necessárias, é muito mais indicado que se continue a alimentação à base de rações industriais, pois assim, o animal estará recebendo uma dieta equilibrada e sofrerá menos por deficiência ou excesso de nutrientes específicos na alimentação.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Anticoncepcional engorda? Saiba a verdade

Será verdade que ao anticoncepcional engorda mesmo? Confira o que é verdade e o que é mito sobre isso. A...

Conheça as regras para ter o direito do auxílio emergencial de R$ 600

Nesta quinta-feira (26/03), a Câmara dos Deputados aprovou o auxílio emergencial para trabalhadores autônomos, desempregados e microempreendedores de baixa...

Natura se compromete a não demitir funcionários pelos próximos 60 dias

A Natura para proteger seus funcionários se comprometeu a não demitir nos próximos 60 dias. Em um comunicado interno...

Psicóloga dá dicas para amenizar isolamento social dos idosos

A melhor maneira de evitar que o novo coronavírus se alastre ainda mais é ficar em casa. No caso...

Dicas para aumentar a imunidade das crianças

Vale a pena investir em hábitos para fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater qualquer doença....

Como fazer uma máscara de pano para proteção

As máscaras de pano podem ser uma alternativa de proteção, pois como não tem máscaras descartáveis para toda população...

Veja também

Receita de pão de cenoura

Não sei vocês, mas eu sinto um enorme prazer...

Facebook já tem mais da metade dos visitantes do Orkut

O Facebook ultrapassou pela primeira vez a metade do...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia