in

Aprenda a escolher sua roupa e luva de Motocross

motocross

Não é só o capacete que é importante, o equipamento completo confere maior segurança ao motociclista

Praticar um esporte radical é divertido e emocionante.  Mesmo com a adrenalina ao máximo, quem realiza esse tipo de atividade garante que não existe nada mais relaxante e prazeroso. Porém, para que sua aventura não se transforme em nenhuma dor de cabeça, é essencial que você use os equipamentos de segurança, tão importantes quanto a habilidade do atleta.

No caso do Motocross, o desafio é criar acessórios de proteção que sejam ao mesmo tempo resistentes e leves.  A modalidade exige que o piloto esteja com todas as partes do seu corpo protegidas porque recebe impacto a todo o momento, mas sem perder a mobilidade. Por isso, a categoria tem equipamento específicos além do capacete, como as luvas de Motocross, entre outros acessórios.

É preciso adquirir óculos, botas e joelheiras, já que todo o corpo merece proteção e comprar os equipamentos certos tem o mesmo grau de relevância do que cuidar da sua moto. As roupas de Motocross são outros itens indispensáveis para proteção do piloto. O kit é composto de camisa e calça que cobrem tronco e membros do indivíduo.

Escolha a roupa de motocross certa para o seu perfil

Para escolher a roupa ideal tem que se levar em consideração mais do que a estética. Fatores como clima e o terreno aonde o esporte será praticado determinarão a melhor opção da compra. Para percursos longos como trilhas, onde a velocidade não será muito grande, são aconselháveis roupas mais leves. Um conjunto de calça e camisa com material mais resistente já é uma boa escolha para pistas de asfalto ou off road mais rápidas. Elas também aguentam as ações tempo como chuva e calor forte. Confira as características de cada tipo e veja qual mais se adequa às suas necessidades:

  • Couro

São as roupas mais resistentes e duráveis, por isso ganharam a preferência dos motociclistas. Até nas quedas ela consegue evitar a desconfortável “ralada”, bastante característica em acidentes de moto.

  • Cordura

É um tecido feito de poliéster com boa durabilidade e flexibilidade. Sua textura se assemelha com o material usado em mochilas e bolsas. São leves e proporcionam melhor ventilação que o jeans e o couro.

  • Jeans

Apesar da resistência, o jeans não é o material mais procurado pelos praticantes de Motocross porque não protege tanto quanto o couro ou a cordura. Mas os fabricantes estão reforçando algumas partes como o joelho e cotovelo com PU e outros materiais mais fortes e duráveis, conferindo maior segurança ao usuário.

Luvas de motocross protegem e ajudam no rendimento

A luva merece destaque como objeto de proteção no Motocross. Afinal de contas, em possíveis quedas, são as mãos que servem de escudo ou apoio para você se proteger instintivamente. Também é a parte do corpo que fica em constante movimento, sendo responsável por acelerar e frear o veículo inúmeras vezes. A luva evita calos e machucados, e mais do que isso, adere melhor ao punho da moto, oferecendo mais segurança e melhorando o desempenho do piloto.

Na hora de comprar a sua luva, atenção ao tamanho para que ela fique confortável na sua mão. Muito apertada ou folgada não fará a função de proteger, podendo rasgar facilmente ou sair da mão com movimentos mais bruscos. Elas são vendidas em tamanhos estabelecidos. Se sua compra for on-line, existe uma tabela para você reconhecer qual é a sua medida.

A escolha do tipo vai do gosto do cliente. O importante é que a mão esteja totalmente protegida, mas sem perder a sensibilidade. As de cano curto geralmente são mais leves e proporcionam uma ventilação melhor. Luvas de cano longo protegem mais das condições climáticas e podem ser fixadas melhor em camisas de manga longa e jaquetas. O fecho no punho tem que deixar o acessório bem preso, porém, com conforto. Outro fator que determinará sua preferência é o tipo de material. Veja quais são os mais vendidos:

  • Couro
  • Clarino
  • Nylon
  • Poliéster

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pedalar na cidade

Dicas de segurança na hora de pedalar

Street Fighter 30th Anniversary Collection é anunciada para Maio de 2018