A

Cabelos cacheados, como cuidar e ter os cachos perfeitos

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Cabelos cacheados ou ondulados estão cada vez mais em alta. Mas, para manter a saúde e a beleza de suas madeixas, é preciso alguns cuidados, por isso preparamos esse especial.

O estilo precisa de atenção especial e produtos específicos para hidratar a manter os cachos sob controle. (aprenda aqui fazer o mousse beautiful curly hair em casa!).

Tomando alguns cuidados básicos, os fios cacheados também permitem conquistar um visual digno de estrela no dia a dia.

“Para começar, a mulher precisa de xampu e condicionador específicos e é fundamental um ativador de cachos, que pode ser leave-in ou creme de pentear. Ela amassa os fios com as mãos e deixa secar natural”, explica o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo.

Além do babyliss para modelar, um outro grande aliado é o difusor, que ajuda a preparar os cabelos controlando ainda o volume e o frizz. “É uma ferramenta que toda cacheada precisa ter. Além de ser rápido de fazer, deixa o visual bonito”, completa o profissional.

Cabelos cacheados com muito volume

corte cabelo cacheado com volume

Para domar o cabelo armado, é preciso deixá-lo sempre hidratado usando xampus e condicionadores emolientes e leave-in redutor de volume. Na hora de aplicar o finalizador, jogue todo o cabelo úmido para o lado e amasse-o com uma toalha, passe os produtos espalhando com os dedos e amasse de novo.

Invista em um corte todo desfiado, em camadas, quando for ao salão. Já em casa, vale abusar das máscaras próprias para tirar volume pelo menos uma vez por semana. Passe o produto nos fios úmidos, torça o comprimento e prenda um coque. Espere dez minutos e enxágue.

Cabelo cacheado com Raiz crespa

cabelo cacheado com raiz crespa

Depois de lavar os fios, a regra é não dispensar um creme para pentear. As versões com manteiga de karité e óleo de abacate ajudam bem. Depois do creme, um bom truque é aplicar um pouco de gel sem álcool perto da raiz para segurá-la. Use uma hidratação poderosa.

Uma vez por semana, lave os fios com um xampu de limpeza profunda e aplique uma máscara com lanolina, manteiga de karité, queratina ou pantenol na fórmula. Para turbinar, envolva o cabelo em uma toalha e esquente com um jato de secador. Deixe descansar por 20 minutos e enxágue.

Frizz

Para desembaraçar o cabelo, use sempre um pente de madeira, o que ajuda a controlar o arrepiado. Esquente um pouco de silicone na palma das mãos e aplique de cima para baixo, do meio até as pontas do cabelo seco. Finalize com um jato frio de secador de cima para baixo.

Como dar volume em cabelo cacheado ?

Como dar volume em cabelo cacheado ?

Tenha no boxe um xampu especifico para dar volume. Se o seu cabelo for mais oleoso na raiz, intercale com um neutro para evitar a aparência murcha. Outra dica para os fios não pesarem é aplicar condicionador apenas no comprimento.

Use uma ampola rica em proteínas a cada 15 dias. Ela atinge em cheio a estrutura interna do fio de cabelo, deixando-o mais grosso e encorpado. Aplique todo o conteúdo do tubo nos cabelos molhados sem lavar. Massageie e use um pente para distribuir melhor o produto. Deixe agir por cerca de 20 minutos, enxágue e lave os fios normalmente.

E prefira Pente Garfo ou o Pente de dentes largos é o grande aliado da cacheada que gosta de volume.

Vale para todas

Segundo o ranking de cabelos mais pedidos da Rede Globo, o visual da atriz Giovanna Antonelli virou referência desde que apareceu com fios longos na trama “Salve Jorge”. O fundo achocolatado com mechas em tom de mel, do meio para as pontas, está em alta.

As morenas podem apostar nos tons de avelã e mel, sempre com mechas bem fininhas no fio todo. As mulheres que possuem madeixas naturalmente loiras podem manter o fundo original e fazer luzes médias ou fininhas.

Como cuidar dos cabelos cacheados em casa

Como cuidar dos cabelos cacheados

Donas de cachos e ondas não podem lavar o cabelo diariamente, mas precisam redobrar os cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução. Isso porque os fios são mais frágeis e podem danificar com facilidade, além de serem mais propensos ao temido frizz.

O shampoo, nos últimos anos, se tornou um cosmético polêmico para esse tipo de madeixa. Mas, caso você não abra mão de utilizá-lo para lavar seus fios, a dica é só comprar se for específico para cabelos cacheados.
Produtos específicos indispensáveis para cuidar dos seus cachos

● Condicionador para cabelos cacheados
● Creme disciplinador de cachos
● Creme para pentear
● Finalizador
● Óleo de Argan
● Máscara Capilar
● Leave-In
● Botox Capilar

6 truques para quem tem cabelos ondulados ou cacheados

Prefira todos os produtos de uma marca só

Um erro comum na vida de quem tem cachos ou ondas é variar as marcas que coloca no cabelo. Testar as opções presentes no mercado e comparar concorrentes não é um problema. Mas, para seus fios ficarem mais saudáveis e belos, o ideal é comprar todos os produtos da mesma marca.

Use uma camiseta macia para secar o cabelo

A toalha de banho não é a melhor opção para tirar o excesso de umidade depois de lavar seus cabelos cacheados. Na verdade, o ideal é substituí-la por uma camiseta de tecido macio.

Essa é uma dica simples, mas que faz toda a diferença. Em pouco tempo você irá notar a redução do frizz e sentirá seu cabelo mais alinhado.

Creme de hidratação nos fios antes do banho

cabelo cacheado molhado

Outra dica simples é colocar um creme de hidratação profunda antes de colocar a toca quando você for tomar banho. Essa técnica é ainda mais eficaz quando você usa água quente para se lavar.

Leave-In com creme para modelar os cachos

Enquanto seus fios ainda estiverem úmidos, a dica é misturar creme de hidratação com leave-in antes de secar com o difusor.

Leia em nosso site: Cremes Para Cabelos Ressecados, Apenda A Usa-Los

Penteie seus fios sem escova (e de baixo para cima)

O pente é a melhor opção para desembaraçar cabelos úmidos, além de danificar muito menos os fios.

Quando você estiver lavando a cabeça, ainda durante o banho, na hora de passar o condicionador aproveite para pentear as madeixas. É mais simples e mantém seus cachos mais bonitos e longe de frizz.

Já quando os cabelos cacheados o estiverem seco, a dica é desembaraçar com os dedos. Sempre de baixo para cima.

Spray para umidificar os cachos entre lavagens.

Existem diversos umidificadores no mercado. Basta escolher o de sua preferência para deixar seus cachos mais belos nos dias que você não os lava. Após aplicar o spray é só amassar cuidadosamente o cabelo para deixá-los mais alinhados.

Do organismo para os seus cachos

Mesmo que tenha milhares de métodos para cuidar do seu cabelo, se você não cuidar bem da sua alimentação, os seus cachinhos sofrerão o reflexo.

De acordo com especialistas, cuidados externos serão grandes aliados para o crescimento e saúde do seu cabelo. Porém, o que faz toda a diferença é a sua alimentação.

A falta de vitaminas e outros itens poderão deixar os seus fios porosos, acarretando em quedas e baixo crescimento.

Sem água quente por aqui!

É indispensável lavar o cabelo, principalmente os cabelos cacheados, com água morna à fria. Além disso, é recomendado fazer o último enxague com água fria, para dar mais brilho aos fios.

Corte o cabelo sempre 

Aparos mensais nas pontinhas ajudam os fios a crescerem com mais volume e forma, eliminando as pontas duplas.  Mesmo que você queira deixar seus cachos crescerem, evite deixá-los sem corte assim você vai ficar sempre linda.

Use o pente na hora certa

Só use o pente quando seu cabelo estiver molhado, sempre com a ajuda de um pente de madeira de dentes largos. Desembaraçar os cabelos secos favorece a quebra.

Alisou o cabelo e quer o cachos de volta ?  Transição capilar !

transicao-capilar
Ao decidir retomar os cachos é necessário deixar de fazer química (relaxamento, alisamento ou qualquer outro tipo) e esperar que cabelo sem esses agentes cresça.

Como falamos acima, os cabelos lisos estão caindo e os cachos estão vindo com tudo, ainda mais os naturais,  se você alisou e quer recuperar os cachos, o primeiro passo é NÃO FAZER um permanente pois o risco de você ter quedas de cabelos é enorme e saiba que a mudança não acontece do dia para noite, é preciso paciência !

Nessa fase de recuperação dos cachos é natural que você fique na expectativa de ver como o seu cabelo vai nascer e comece a fazer comparações com os cachos de outras mulheres. Um conselho importante é não fazer isso uma vez que pode ser frustrante já que ninguém tem um cabelo exatamente igual ao de outra pessoa.

O certo seria cortar a parte alisada. Então iniciar um tratamento que tire o volume dos fios sem alisá-los, apenas para deixar os cachos soltos e maleáveis, mas se você não quer cortar tudo, pode ir cortando as pontos enquanto trata a raiz, mas não caia na tentação de  voltar a alisar para igualar o cabelo. Para driblar essa vontade, quando precisar de um penteado, faça uma escova na raiz e  babyliss  até a parte do cabelo alisado para dar um jeito enquanto ele cresce, ou usar o secador com difusor na parte alisada.  

Mas lembre-se, o protetor térmico é obrigatório sempre, que for fazer uso do babylliss, chapinha ou escova.

Hidrate sempre !

Quando o cabelo cacheado estiver extremamente ressecado recomenda-se fazer hidratação duas vezes na semana e evitar lavar diariamente porque o cloro e as temperaturas mais altas agridem os fios.

E outro lugar para evitar é a  praia,  porque o sal do mar absorve a água do couro cabeludo e do fio, provocando ressecamento. Portanto, evite o contato dos fios com a água salgada e, se não puder evitar, após a praia, faça uma hidratação. Aplique toda semana uma máscara que contenha queratina ou óleos na fórmula..

Um dica para deixar o cabelo ainda melhor é com eles ainda úmidos, amasse-os em uma toalha e passe um leave-in (creme sem enxague), coloque na mão a quantidade equivalente ao diâmetro de uma moeda de 1 real. Isso ajuda a modelar e definir os cachos.

Duvidas e dicas deixe nos comentários abaixo

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.