Quais os benefícios do colágeno ?

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O colágeno é uma proteína estrutural altamente benéfica para todo o organismo. Correspondendo a aproximadamente 30% de toda proteína presente no corpo, está presente na pele, tendões, cartilagens, músculos, ossos, vasos sanguíneos e órgãos.

É o colágeno que dá estrutura para todo o organismo e ajuda a manter as células firmes e unidas.

Na pele, dá firmeza e elasticidade. Nos ossos, tendões e músculos, confere resistência. Assim, em cada parte do corpo há um tipo de colágeno com uma característica diferente.

Os benefícios do colágeno se estendem para as unhas, atuando no fortalecimento de unhas frágeis e nos cabelos, promovendo maior resistência, auxilia no aumento da espessura do fio, crescimento e brilho.

O colágeno desempenha um papel importante também nas articulações e, por isso, tem sido utilizado como auxiliar para minimizar dores articulares, artrose e osteoporose, pois mantém o tecido articular mais hidratado.

Por conta disso, o uso de suplemento de colágeno(Saiba mais) também pode ajudar na prevenção de lesões em atletas.

Os principais benefícios do colágeno são:

colageno

-Auxilia na melhora da firmeza e elasticidade da pele;

-Ajuda na cicatrização;

-Auxiliar no fortalecimento de unhas e cabelos;

-Prevenção dos efeitos do envelhecimento;

-Ajuda na melhora da saúde de ligamentos e tendões;

-Auxilia no fortalecimento das articulações e ossos;

-Protege a cartilagem;

-Auxiliar no emagrecimento.

Esses são só alguns dos benefícios do colágeno que já demonstram a importância dessa substância para o corpo.

Apesar de o colágeno ser sintetizado pelo próprio organismo, com o passar da idade há uma perda gradativa na produção dessa proteína. Com isso, estas fibras que dão sustentação e firmeza aos tecidos, ficam mais frouxas.

A solução para manter os níveis de colágeno equilibrados é fazer ingerir uma quantidade suficiente que supra as necessidades.

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Qual a quantidade de colágeno que devo ingerir por dia ?

colágeno

A quantidade de colágeno que cada pessoa deve ingerir por dia pode variar de indivíduo para indivíduo, dependendo da idade, condições de saúde, hábitos alimentares, entre outros.

Em geral, a dose diária indicada pela maioria dos estudos, é de 10 gramas. Porém, a recomendação pode ser maior em pessoas com baixa ingesta proteica ou elevado gasto proteico.

O colágeno pode ser reposto no organismo tanto pelo consumo de alimentos ricos em colágeno, tais como carne vermelha, ovos, peixes, frangos, queijos, leite e derivados e demais alimentos de origem animal, quanto por meio de suplementos de colágeno.

Já o consumo de suplementos alimentares é capaz de fornecer quantidades maiores e mais biodisponíveis da proteína para o organismo. Além de ser uma forma mais prática.

A suplementação com colágeno é a melhor solução para auxiliar na manutenção dos níveis de colágeno no organismo.

Além de simples de inserir na rotina, o produto se apresenta em diferentes versões, seja em cápsulas, pó ou comprimidos.

Para potencializar os resultados do colágeno é preciso que se consuma junto uma fonte de vitamina C, já que esta vitamina é responsável por auxiliar a absorção do colágeno pelo organismo.

Por isso, combine fontes de colágeno com alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão, kiwi, abacaxi.

Alguns suplementos de colágeno já possuem na sua formulação a vitamina C para melhor aproveitamento.

Por quanto tempo devo tomar colágeno ?

O ideal é consumir cerca de 10 gramas de proteína por dia a fim de suprir as necessidades do organismo pelo colágeno. Apesar de parecer pouco, esta quantidade diária não é alcançada por boa parte das pessoas.

O colágeno é produzido de forma natural pelo nosso corpo, no entanto, ele precisa de matéria-prima para isso, a qual é fornecida por meio da alimentação e suplementação.

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No entanto, a capacidade de síntese de colágeno pelo corpo reduz com o passar dos anos. Sendo ainda mais necessária a reposição de colágeno.

Essa carência afeta mais as mulheres, que por características fisiológicas já possuem uma quantidade menor de colágeno em relação aos homens.

Com a perda de colágeno pelo organismo, a pele fica mais flácida, a densidade dos ossos diminui, as articulações ficam mais frágeis e perdem a elasticidade. Por isso, é essencial garantir o aporte dessa proteína principalmente após os 30 anos de idade.

Nessa faixa etária, é iniciada a degradação natural das fibras de colágeno, marcando o início do processo de envelhecimento.

Decorrente disso surgem as rugas, flacidez, alteração da textura da pele, dores nas articulações, musculares, entre outros sintomas.

Para combater essa deficiência de colágeno, a reposição de colágeno com suplementos é indicada a partir dos 30 anos de idade, pois, conforme dito anteriormente, é nesta fase começa a corpo começa a perder 1% a 2% da proteína por ano.

O consumo regular e nas doses indicadas pode ser mantido por tempo indeterminado a fim de suprir as necessidades do organismo.

Os primeiros efeitos da suplementação com colágeno podem ser notados após dois a três meses de consumo diário, uma vez que esta ajuda a formar o novo colágeno e trazer os benefícios desta proteína para os tecidos.

Os suplementos de colágeno devem ser consumidos de acordo com a quantidade indicada na embalagem, mas somente um profissional habilitado conseguirá prescrever quanto de colágeno é o ideal para cada paciente.

Em geral, a suplementação com colágeno é recomendada a partir dos 30 anos, mas também pode ser usada mais cedo como forma de prevenção para pessoas que passam muito tempo no sol, fumam ou que possuem uma dieta pouco saudável.

Uma vez que estes são fatores que pioram a saúde da pele e podem interferir também na produção de colágeno pelo organismo.

Conclusão

Suplementos com colágeno auxiliam a repor os níveis de colágeno no organismo e, ao estimular sua síntese, podem melhorar a saúde da pele e articulações.

Porém, vale ressaltar que o uso dos suplementos não funciona isoladamente. A suplementação não substitui a alimentação nem os maus hábitos que afetam a saúde do organismo.

Também é importante lembrar que existem diferentes tipos de colágeno, cada qual para sua função.

Se seu objetivo é cuidar da pele, o colágeno indicado é o hidrolisado, pois ele já vem em pequenas moléculas mais facilmente utilizadas pelo organismo.

Para melhorar as articulações, o suplemento de colágeno mais indicado é o tipo 2. Dessa forma, obterá melhores benefícios.

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