Benefícios da berinjela
in

Benefícios da berinjela incluem prevenção do diabetes e do envelhecimento celular

Publicidade

Cultivada em todo o mundo e consumido nas mais variadas receitas, a berinjela é um fruto extremamente nutritivo e tem poucas calorias, o que facilita sua inclusão em dietas para emagrecimento. 

Dados da revista científica americana Food Chemistry revelam que a berinjela, que é cultivada em todo o território brasileiro e por isso disponível para todas as populações do país, é rica em vitaminas, compostos fenólicos e antioxidantes.

Mas… Você sabe o que são compostos fenólicos?

São substâncias contidas em alimentos de origem vegetal, que podem exercer efeitos preventivos e até mesmo curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática.

Adeus, envelhecimento

Em palavras mais simples, é possível dizer, por exemplo, que os compostos fenólicos são capazes de retardar o envelhecimento celular.

Portanto, se você não quer acumular rugas precocemente e deseja estar com a pele sempre saudável, macia e hidratada, incluir a berinjela em sua dieta pode ser uma boa pedida.

Os estudos mostram ainda que os compostos fenólicos da berinjela, especialmente aqueles que estão presentes em sua casca, podem evitar complicações do diabetes.

A casca da berinjela também pode ser usada no tratamento de hiperlipidemia, na prevenção de doenças cardiovasculares e na prevenção de diversos tipos de câncer

Publicidade

O fruto é também rico em outros nutrientes, como:

  • Cálcio
  • Vitamina C
  • Vitaminas do complexo B
  • Ferro
  • Fibras
  • Zinco

A vitamina C é o nutriente responsável por afastar gripes, resfriados e alergias do nosso organismo causadas pela mudança de tempo.

Já as vitaminas do complexo B melhoram o funcionamento do cérebro, ajudando na capacidade de concentração e de memória. Elas também ajudam a melhorar o humor, prevenir a depressão e melhorar sintomas de ansiedade.

O cálcio, o ferro e o zinco promovem o bem-estar de dentes, ossos e músculos – o que automaticamente contribui para o desenvolvimento das atividades físicas.

As fibras garantem a saciedade e fazem com que o intestino exerça a função de maneira correta.

Além disso, 100g do vegetal cozido possuem apenas 19 kcal. Desta forma, torna-se um elemento coringa das dietas para emagrecer de forma saudável.

Veja me nosso site : Como Preparar A Água De Berinjela E Seque Até 5 Quilos Em 1 Mês

De ‘haters’ a fãs de berinjela

Se você tem filhos pequenos ou jovens e acha que eles não estarão dispostos a incluir a berinjela no cardápio, pode estar enganado.

Um estudo da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) avaliou o consumo de alguns vegetais por adolescentes e percebeu que a forma de preparo dos alimentos influencia em sua aceitação.

Sendo assim, substituir a massa de mini pizza por uma rodela de berinjela, por exemplo, pode fazer com que seu filho tenha interesse em experimentar a receita. 

O portal Elos selecionou algumas receitas fáceis e baratas, como a minipizza acima citada, que levam a berinjela como ingrediente principal.

Você pode conferir aqui : Como Fazer Berinjela : Veja Receitas Deliciosas E Baratas

Written by Cris Veronez

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Carboidratos

Carboidratos que não engordam

o que é estrias

Você sabia que as estrias são uma espécie de cicatriz ?