Menu
in

Benefícios da goiaba que você precisa conhecer

Publicidade

Originárias da América Central, as goiabas são frutos que oferecem muitos benefícios à saúde. Além do mais, possuem poucas calorias, o que significa que também é uma ótima opção para quem está de dieta. Cada unidade contém cerca de 60 calorias.

Extremamente ricas em antioxidantes, vitamina C, potássio e fibras, elas podem ser consumidas in natura, em receitas de doces, através de chás ou até mesmo na forma de extrato.

Confira os benefícios incríveis de goiaba para a saúde:

Ajuda na imunidade

Se você pensava que as laranjas são sinônimo de vitamina C, você está errado. As goiabas possuem 4 vezes mais vitamina C do que as laranjas!

Este nutriente é essencial para manter a imunidade contra infecções e outras doenças comuns. Além disso, também melhora a saúde ocular.

Alívio de cólicas menstruais

Existem evidências de que o extrato de folha de goiaba pode reduzir a intensidade das cólicas menstruais.

Um estudo realizado em 197 mulheres que apresentaram sintomas dolorosos descobriu que tomar 6 mg de extrato de folha de goiaba diariamente resultou em menor intensidade da dor. A pesquisa foi publicada no Centro Nacional de Informação Biotecnológica dos Estados Unidos.

Reduz o risco de câncer

O licopeno, que é responsável pela cor vermelha da goiaba, é uma substância “anti câncer”.

A quercetina, a vitamina C e outros polifenóis presentes no fruto também atuam como potentes antioxidantes, que neutralizam os radicais livres gerados no corpo, impedindo o crescimento de células cancerígenas.

Previne contra diabetes

Devido ao rico teor de fibras e ao baixo índice glicêmico, as goiabas evitam o desenvolvimento do di abetes.

Publicidade

Enquanto o baixo índice glicêmico inibe um aumento repentino nos níveis de açúcar, o teor de fibras garante que eles sejam bem regulados.

Coração saudável

A goiaba ajuda a melhorar o equilíbrio de sódio e potássio do corpo, regulando a pressão arterial em pacientes com hipertensão.

As goiabas também ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL), que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Esta fruta mágica melhora os níveis do bom colesterol (HDL).

Trata a constipação

É uma das fontes mais ricas de fibra alimentar em comparação com outras frutas. Uma única goiaba contém cerca de 12% da quantidade diária recomendada para a ingestão de fibras, o que o torna o alimento extremamente benéfico para sua saúde digestiva.

As sementes de goiaba também servem como excelentes laxantes, ajudando na formação de movimentos intestinais saudáveis.

Melhora a visão

Devido à presença de vitamina A, a goiaba é conhecida como um estimulante para a saúde da visão.

Ela pode ajudar a retardar o aparecimento de cataratas e a degeneração macular (que leva à perda progressiva da visão central).

Embora as goiabas não sejam tão ricas em vitamina A quanto as cenouras, elas ainda são uma fonte muito boa de nutrientes.

Ótima para as grávidas

A goiaba também beneficia as mulheres grávidas, pois contém ácido fólico ou vitamina B-9, que é recomendada para mulheres grávidas, pois pode ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e proteger o recém-nascido de distúrbios neurológicos.

Bom para o seu cérebro

As goiabas contêm vitamina B3 e vitamina B6, também conhecidas como niacina e piridoxina, respectivamente, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, estimulando a função cognitiva e relaxando os nervos.

Antienvelhecimento

As goiabas são ricas em vitamina A, vitamina C e antioxidantes como caroteno e licopeno, que ajudam a proteger a pele das rugas.

Uma goiaba por dia é o suficiente para evitar o aparecimento de linhas finas pelo rosto, por exemplo.

Written by Cris Veronez

Comente !

Sair da versão mobile