Benefícios do abacate – Contra depressão e rico em nutrientes

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Com uma textura cremosa e muitos benefícios para a saúde, o abacate pode ser saboreado em receitas doces, salgadas ou simplesmente in natura.

Seus benefícios potenciais para a saúde incluem melhorar a digestão, diminuir o risco de depressão e proteção contra o câncer.

O abacate é a única fruta que fornece uma quantidade substancial de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis ​​(MUFA). 

Além disso, é um alimento naturalmente rico em nutrientes e contém cerca de 20 vitaminas e minerais.

Numerosos estudos, inclusive, descobriram que uma dieta predominantemente baseada em vegetais, que inclui alimentos como abacates, pode ajudar a diminuir o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade geral, enquanto promove uma pele e cabelo saudáveis, aumento de energia e peso geral mais baixo.

Conheça os potenciais benefícios do consumo de abacate:

São ricos em nutrientes

De acordo com o USDA National Nutrient Database, uma porção (um quinto de um abacate, aproximadamente 40 gramas) contém 64 calorias, quase 6 gramas de gordura, cerca de 3,5 gramas de carboidrato, menos de um grama de açúcar e quase 3 gramas de fibras. 

Os abacates são uma grande fonte de vitaminas C, E, K e B-6, bem como riboflavina, niacina, folato, ácido pantotênico, magnésio e potássio. Eles também fornecem luteína, beta-caroteno e ácidos graxos ômega-3.

Embora a maioria das calorias em um abacate venha da gordura, não se intimide. Os abacates estão cheios de gorduras saudáveis ​​e benéficas que ajudam a mantê-lo cheio e saciado.

Quando você consome gordura, seu cérebro recebe um sinal para desligar o apetite. Comer gordura retarda a degradação dos carboidratos, o que ajuda a manter estáveis ​​os níveis de açúcar no sangue.

A gordura é essencial para cada célula do corpo. Comer gorduras saudáveis ​​ajuda a saúde da pele, aumenta a absorção de vitaminas solúveis em gordura, minerais e outros nutrientes e pode até ajudar a estimular o sistema imunológico.

Fazem bem ao coração

Os abacates contêm um esterol vegetal natural chamado beta-sitosterol. O consumo regular de beta-sitosterol e outros esteróis vegetais ajuda a manter níveis saudáveis ​​de colesterol.

Saúde ocular em dia

Os abacates contêm luteína e zeaxantina, dois fitoquímicos especialmente concentrados nos tecidos dos olhos, onde fornecem proteção antioxidante para ajudar a minimizar os danos, incluindo a luz ultravioleta.

Como os ácidos graxos monoinsaturados dos abacates também auxiliam na absorção de outros antioxidantes solúveis em gordura benéficos, como o beta-caroteno, adicionar abacates à dieta pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.

Previne a osteoporose

A vitamina K é essencial para a saúde óssea.

Metade de um abacate fornece aproximadamente 25 por cento da ingestão diária recomendada de vitamina K.

Esse nutriente costuma ser esquecido, mas é essencial para a saúde óssea.

A vitamina K costuma ser ofuscada pelo cálcio e pela vitamina D quando pensamos em nutrientes importantes para manter os ossos saudáveis. No entanto, uma dieta com vitamina K adequada pode ajudar na saúde dos ossos, aumentando a absorção de cálcio e reduzindo a excreção urinária de cálcio.

Abacate protege contra o câncer

A ingestão adequada de folato dos alimentos tem se mostrado promissora na proteção contra os cânceres de cólon, estômago, pâncreas e cervical.

Embora o mecanismo por trás dessa aparente redução no risco seja atualmente desconhecido, pesquisadores acreditam que o folato protege contra mutações indesejáveis ​​no DNA e no RNA durante a divisão celular.

Os abacates podem até ter um papel a desempenhar no tratamento do câncer, com algumas pesquisas descobrindo que os fitoquímicos extraídos do abacate podem inibir seletivamente o crescimento de células pré-cancerosas e cancerosas e causar a morte de células cancerosas, ao mesmo tempo que encoraja a proliferação de células do sistema imunológico chamadas linfócitos.

Esses fitoquímicos também diminuem os danos cromossômicos causados ​​pela ciclofosfamida, um medicamento quimioterápico.

Menor risco de depressão

Alimentos que contêm altos níveis de folato podem ajudar a diminuir o risco de depressão, porque o folato ajuda a prevenir o acúmulo de homocisteína, uma substância que pode prejudicar a circulação e o fornecimento de nutrientes ao cérebro.

O excesso de homocisteína também pode interferir na produção de serotonina, dopamina e norepinefrina, que regulam o humor, o sono e o apetite.

Melhora a digestão

Apesar de sua textura cremosa, um abacate é realmente rico em fibras, com aproximadamente 6 a 7 gramas por metade da fruta.

Comer alimentos com fibras naturais pode ajudar a prevenir a constipação, manter um trato digestivo saudável e reduzir o risco de câncer de cólon.

Desintoxicação natural

A fibra adequada promove movimentos intestinais regulares, que são cruciais para a excreção diária de toxinas através da bile e das fezes.

Estudos recentes mostraram que a fibra dietética também pode desempenhar um papel na regulação do sistema imunológico e na inflamação.

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