Benefícios do açafrão incluem perda de peso e combate à depressão

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

Além de conferir um cheirinho maravilhoso às receitas e um gosto que agrada a muitos paladares, o açafrão tem um pigmento forte e amarelado.

A utilidade desta especiaria, no entanto, vai muito além da cozinha. O açafrão, que provavelmente tenha sido cultivado pela primeira vez na Grécia antiga, serve para melhorar o aspecto da pele, é capaz de ajudar mulheres que sofrem com a TPM, além de contribuir positivamente no combate à depressão.

Se você está insatisfeito ou insatisfeita com suas curvas, este tempero popular da dieta mediterrânea também pode lhe ser útil na perda de peso.

Conheça os benefícios do açafrão:

Rico em antioxidantes

O açafrão é uma fonte de vários antioxidantes como crocina e crocetina, que podem prevenir as células contra os radicais livres e o estresse oxidativo.

Além disso, a especiaria contém propriedades antidepressivas, que são capazes de proteger as células cerebrais contra danos progressivos.

Prevenção do câncer

Estudos afirmam que o açafrão contém propriedades que previnem o câncer. Tais propriedades seriam capazes de inibir a formação de tumor e prevenir mutações no DNA que podem ativar genes do câncer.

A especiaria também demonstrou ajudar nos efeitos nocivos produzidos pelas drogas quimioterápicas.

Açafrão pode ser útil na depressão

A depressão leva à perda de interesse e ao isolamento do mundo, entre tantas outros sintomas que afetam a qualidade de vida da pessoa deprimida.

O açafrão pode ser usado como tratamento de aromaterapia, para aliviar o estresse e melhorar o humor. Neste sentido, ele seria útil aos indivíduos depressivos.

Estudos mostram, inclusive, que o açafrão pode ser útil para aliviar os sintomas da depressão e é mais eficaz do que o placebo (um medicamento ou procedimento prescrito para os benefícios psicológicos ao paciente, em vez de ser direcionado ao efeito fisiológico).

Veja em nosso site : Depressão Pode Aumentar O Risco De Demência

Herói da dieta

acafrao da terra

O açafrão contém carotenóides e polifenóis que podem reduzir o nível de glicose e o colesterol no sangue. Possui um composto anti inflamatório, agente redutor de gorduras e potencializa o metabolismo lipídico (processo de digestão e absorção da gordura alimentar). No mais, o açafrão é um suplemento natural com zero calorias.

Veja em nosso site : Chá De Salsa Com Limão Emagrece Até 5 Quilos Em 3 Dias

Pode ser útil na TPM

A tensão pré menstrual é uma condição que inclui sintomas físicos, emocionais e psicológicos que ocorrem antes do início do período menstrual da mulher.

Um estudo organizado pelo Departamento de Ginecologia / Obstetrícia e Psiquiatria da Universidade de Ciências Médicas de Teerã e Zanzan descobriu que o açafrão é eficaz no alívio dos sintomas da TPM, tais como dor de cabeça, irritabilidade, dor e ânsias.

Publicidade

Bom para o sistema nervoso

Componentes como crocina, crocetina e safranal, presentes no açafrão, são ricos em antioxidantes e propriedades anti inflamatórias. Isso ajuda a melhorar o sistema nervoso.

A crocina pode ser eficaz para a saúde do cérebro e a retenção da memória – portanto, seria capaz de ajudar no tratamento da doença de Parkinson e no tratamento da doença de Alzheimer.

Pode melhorar a saúde do coração

O açafrão é um excelente suplemento para a saúde cardíaca devido à tiamina e à riboflavina nele contidas. O açafrão é carregado com antioxidantes que ajudam no funcionamento das artérias e vasos sanguíneos.

As propriedades anti-inflamatórias são benéficas para a manutenção da saúde cardiovascular.

Há quem acredite que os povos dos países mediterrâneos tenham tido casos mais baixos de problemas cardíacos em razão do uso regular de açafrão.

Alívio dos sintomas de resfriado

Resfriado e gripe são bastante comuns durante o inverno, e seus sintomas desconfortáveis, como nariz entupido, dor de cabeça e coriza, tornam sua condição péssima. O açafrão é quente por natureza, com antioxidantes e propriedades curativas.

Pode prevenir alopecia

Queda de cabelo é um problema comum, especialmente na população masculina. O açafrão é carregado com antioxidantes que podem reverter a queda de cabelo ou a alopecia. Ele pode ajudar a reparar os folículos capilares e aumentar o crescimento do cabelo.

Misture alguns fios de açafrão no leite e alcaçuz (alcaçuz) para fazer uma pasta grossa. Aplique-o no couro cabeludo e no cabelo e lave após vinte a trinta minutos.

Este processo pode ser seguido duas ou três vezes por semana. Antes de aderir ao tratamento, no entanto, o ideal é consultar um dermatologista.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.