Campanha de vacinação contra o sarampo é intensificada

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A partir de hoje a vacinação contra o sarampo será intensificada em São Paulo, pois o número de pessoas com sarampo aumentou em 18% no Brasil. O objetivo do governo  é atualizar a carteira de crianças e pessoas que  não estão imunizados.

O público-alvo da ação são crianças e jovens de 1 a 29 anos, mas pessoas de outras faixas etárias com a carteira desatualizada também podem comparecer aos postos de saúde e se vacinar.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e estão disponíveis em todos os postos de vacinação do estado de São Paulo até 31 de agosto.

“Toda comunidade internacional está atenta e preocupada como o sarampo, que tem se espalhado pelo mundo inteiro. No Brasil, o Ministério da Saúde está monitorando diariamente, tanto os pedidos de exames para a doença quanto a confirmação de novos casos”, explicou o ex secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

Desde 1997, o estado de São Paulo não tinta morte por sarampo, mas somente no ano passado São Paulo registrou um surto com 17 mil casos e 14 mortes. Em 2020, já foram 711 casos e um óbito.

Quais são os sintomas de sarampo

A primeira coisa que notamos é manchas avermelhadas na pele, e vem acompanha de alguns sintomas como :

  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Conjuntivite;
  • Perda do apetite;
  • Manchas brancas na parte interna das bochechas;
  • Otite;
  • e até pneumonia;

Procurar um médico é fundamental para um bom diagnósticos, sarampo é uma doença grave.Por isso a vacina é importante.

Quem deve ser vacinado contra Sarampo ?

vacina de sarampo

Qualquer pessoa deve ser imunizada contra Sarampo, como falamos acima, o Ministério da Saúde implementou a dose zero para crianças a partir de 6 meses de idade até 11 meses e 29 dias. Essa vacina não entra no esquema de rotina de imunização, devendo a criança tomar a 1ª dose da tríplice viral aos 12 meses e dar sequência ao calendário de imunização, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Crianças de 1 ano de vida até adultos com 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra sarampo (vacina tríplice viral ou tetra viral) comprovadas no cartão de vacinação.

Caso tenham somente uma dose da vacina, completar o esquema com mais uma dose da vacina Tríplice Viral. Em casos de não terem nenhuma dose, realizar as duas doses da vacina Tríplice Viral  nos postos de sáude.

Já pessoas pessoas de 30 a 49 anos, deve ter apenas uma dose da vacina tríplice viral registrada no cartão de vacinação. Caso não tenham essa dose registrada no cartão de vacinação, vá em um posto de saúde;

Pessoas acima de 50 anos só devem tomar se entrou em contato com alguém que esta com suspeita de sarampo ou pegou a doença.

 

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close