Carboidratos
in

Carboidratos que não engordam

Não é raro que pessoas que querem emagrecer retirem os carboidratos de suas refeições diárias. O motivo? Elas acreditam que este é o verdadeiro vilão do sobrepeso.

A realidade, no entanto, é que uma dieta sem nenhum carboidrato pode ter o efeito inverso do que a grande maioria pensa. Retirar totalmente esta composição de seu cardápio pode favorecer o estoque de gordura em seu organismo.

O que é o carboidrato?

O carboidrato é uma composição química presente nos elementos que une três elementos: o carbono, o hidrogênio e o oxigênio.

De maneira geral, são encontrados em vegetais que produzem amido, a exemplo dos cereais e tubérculos, e nos que contém açúcar, como o mel.

Esse nutriente é quem fornece energia ao nosso corpo e, na sua falta, o organismo acredita que está em risco e começa a estocar gordura – o que faz com que a pessoa engorde.

Vilões e heróis da dieta

Quando o assunto é carboidrato, o ideal é fazer uma seleção dos alimentos que possuem carboidratos que engordam e dos alimentos ricos em carboidratos que não engordam. Desta forma, quem está de dieta deve ingerir apenas os itens presentes na segunda lista.

Ou seja: é preciso ter em mente que não devemos eliminar nenhum nutriente de nossa dieta. Devemos, sim, fazer melhores escolhas para que possamos ter uma alimentação saudável, balanceada e que favoreça a perda de peso.

Ao invés de comer arroz branco, por exemplo, prefira sua versão integral. Também é possível substituí-lo por quinoa .

Veja em nosso site : Receita De Pão Sem Carboidrato ( Cloud Bread )

Quais são os carboidratos que não engordam?

Confira alguns carboidratos que não engordam e que podem ser os heróis da sua dieta.

Batata doce

batata doce

Este é um dos alimentos que não pode faltar no prato de quem opta por uma dieta fit. Na lista de favoritas dos atletas e amantes de academia, a batata doce pode ser consumida sem culpa por quem deseja perder alguns quilinhos.

Este alimento possui baixo índice glicêmico – o que significa que sua energia é liberada gradualmente no sangue, sem que haja picos de açúcar e favorecendo a sensação de saciedade e o metabolismo.

Pode ser consumida cozida, na forma de chips feitos no microondas, e em diversas receitas, como escondidinho de frango.

Tapioca

tapioca

Assim como a batata doce, a tapioca possui baixo índice glicêmico e é muito versátil. Pode substituir pães e bolos, com os mais variados tipos de recheio.

Ela não gruda na panela, o que também elimina a necessidade de utilizar óleo em sua preparação.

Por ter um sabor neutro, pode substituir tanto doces como salgados, dependendo de como é preparada. Ela pode substituir a farinha nos bolos de caneca, por exemplo.

Flocos de aveia

aveia

Os flocos de aveia podem ser utilizados para fazer mingau, para acompanhar uma tigela de frutas ou para fazer uma vitamina, por exemplo. Estes carboidratos mantêm a sensação de saciedade por mais tempo do que outros, evitando que você fique “beliscando” ao longo do dia.

Pipoca

pipoca sem óleo

Quem disse que as pessoas que estão de dieta não podem comer um petisquinho enquanto assistem a um filme ou enquanto jogam conversa fora com os amigos?

Ao invés de se encher de batatas fritas ou de se lambuzar com uma porção de calabresa acebolada, invista em um belo pote de pipoca. Você vai se divertir da mesma forma, mas de maneira saudável.

Basta colocar o milho na panela com um fio de azeite e… Voilà! Você terá um petisco saudável, com muito menos calorias do que as porções no estilo “boteco” e que vai manter seu organismo saciado por mais tempo, além de fornecer muito mais nutrientes.

Veja em nosso site : Receitas De Pipoca Sem Óleo No Micro-Ondas (Nível Extra Fácil)

Uma curiosidade interessante é que o milho possui quase o dobro de fibras que outros grãos, além de manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados e estimular o metabolismo.

Grão de bico

grão-de-bico

Se você quer evitar aquela vontade quase insana se ficar comendo besteiras ao longo do dia, inclua grão de bico em sua alimentação. Ele tem grandes quantidades de fibras e proteínas, o que aumentam a saciedade e a boa digestão. Pode ser consumido na forma de saladas, em sopas e até mesmo como uma pasta saudável para saborear com chips de batata doce.

Quinoa

quinoa

Este é um dos grãos que mais contém fibras em sua composição. Assim como acontece com outros carboidratos do bem citados nesta lista, o organismo demora a digerir a quinoa, o que faz com que a sensação de saciedade permaneça por mais tempo.

A quinoa pode ser usada para acompanhar saladas, na massa de hambúrgueres, quibes, e também como substituta do arroz.

Na verdade, ela é tão versátil que se encaixa em tantas quantas forem as receitas que sua imaginação conseguir criar.

Written by Cris Veronez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

famosos com depressão

Fama não é tudo: conheça 6 celebridades que já tiveram depressão

Benefícios da berinjela

Benefícios da berinjela incluem prevenção do diabetes e do envelhecimento celular