Menu
in

Chá de hibisco ajuda a emagrecer; Conheça os benefícios

Publicidade

No Brasil, a maioria das pessoas conhece o hibisco apenas como uma bela flor. No entanto, o poder desta planta vai muito além de embelezar os ambientes. O chá de hibisco auxilia no emagrecimento por ser um poderoso diurético.

Os africanos, por exemplo, costumam consumir o hibisco com o intuito de melhorar a saúde do coração. Isso mesmo! Esta planta pode ser usada em formato de chá e conferir uma infinidade de benefícios à saúde e à estética, entre eles o emagrecimento.

Você ficou surpreso? Confira os benefícios do hibisco:

Ajuda na perda de peso

Se você está procurando perder alguns quilos, o chá de hibisco pode ser muito útil, especialmente se unido a uma boa sua rotina de exercícios.

Um estudo publicado no PubMed Central observou que o chá de hibisco não ajuda apenas na perda de peso, mas também reduz a gordura corporal. Além disso, também pode ajudar a prevenir a obesidade.

Pode controlar infecções

As infecções causadas por bactérias podem fazer com que você fique muito doente. Portanto, é melhor prevenir do que remediar – e o hibisco pode te ajudar nessa!

Ao que parece, esta planta pode ajudar a manter as bactérias sob controle. Um estudo, por exemplo, observou que o hibisco pode inibir a atividade da E. Coli – bactéria conhecida por causar infecções do trato urinário.

Ajuda a controlar a pressão alta

A pressão alta pode fazer o coração trabalhar mais duro e, a longo prazo, prejudicar a saúde cardíaca. Portanto, é extremamente importante mantê-lo sob controle.

O chá de hibisco tem propriedades que podem ajudar a reduzir a pressão arterial elevada ou até mesmo evitar que uma pessoa 100% saudável venha a desenvolver a pressão alta. Ou seja, o hibisco teria o poder de prevenir a hipertensão.

Rico em antioxidantes

Os antioxidantes são responsáveis por combater radicais livres, que são aqueles compostos que causam danos às nossas células. Dado que o hibisco é extremamente rico em antioxidantes, talvez pudéssemos dizer que ele é um bom aliado à saúde de uma maneira geral. Um organismo que vive longe de radicais livres é mais viçoso e saudável.

Publicidade

Saboroso e fácil de fazer

Além de seus inúmeros benefícios à saúde, o chá de hibisco é delicioso e fácil de preparar em casa.

Basta adicionar flores de hibisco secas a um bule e despejar água fervente sobre elas. Deixe em infusão por cinco minutos, depois coe, adoce (se desejar) e saboreie.

O chá de hibisco pode ser consumido quente ou frio e tem um sabor mais azedinho, semelhante ao de cranberries.

Receita de chá de hibisco

Você também pode preparar uma receita com outras ervas poderosas que podem ajudar no emagrecimento. Veja essa receita de chá

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de hibisco
  • 2 colheres (sopa) de cavalinha

Como fazer
Ferva 1 litro de água com 2 colheres de hibisco e 2 de cavalinha,  deixe tampado por cinco minutos, coe e beba.

Atenção :  Mesmo você querendo resultados rápidos, não se deve ingerir de forma indiscriminada, o chá de hibisco é muito bastante diurético, se consumido em grande quantidade, pode eliminar potássio e sódio ocasionando alterações musculares e de pressão arterial

Alguns nutricionistas indicam no máximo 200 ml por dia, e contraindicam para gestantes e mulheres que estejam amamentando

Contém compostos que podem ajudar a prevenir o câncer

O hibisco é rico em polifenóis, que são compostos que demonstraram possuir poderosas propriedades anticâncer.

Estudos em tubos de ensaio encontraram resultados sobre o efeito potencial do extrato de hibisco nas células cancerosas. Em uma destas pesquisas, o extrato de hibisco teria prejudicado o crescimento celular e reduzido a capacidade de invasão dos cânceres de boca e plasmócitos.

Estas pesquisas, no entanto, ainda não tiveram sua eficácia testada em humanos.

Written by Cris Veronez

Comente !

Sair da versão mobile