Menu
in

Como dormir melhor

Publicidade

Se você deseja ser uma pessoa mais produtiva, concentrada, bem humorada e feliz, considere repensar a qualidade do seu sono.

Pode não parecer, mas dormir melhor é fator crucial para que você esmere sua vida em absolutamente todos os sentidos. Desde definir um horário de sono até incluir atividades físicas em sua rotina diária, há muitos fatores que podem interferir em uma boa noite de sono.

A maioria das pessoas vive uma vida cheia de estresse e de responsabilidades. Por isso, não é de admirar que às vezes um sono de qualidade seja difícil de ser alcançado.

Embora você possa não ser capaz de controlar os fatores que interferem no seu sono, pode adotar hábitos que incentivem um sono melhor.

Comece com essas dicas simples:

Siga um cronograma de sono

Reserve oito horas para dormir. Nem mais e nem menos. A quantidade recomendada de sono para um adulto saudável é de pelo menos sete horas.

A maioria das pessoas não precisa de mais de oito horas na cama para atingir esse objetivo. Se dormir demais, vai acabar ficando com preguiça ao longo do dia. Se dormir de menos, pode ficar cansado, ainda que não perceba.

Vá para a cama e levante-se no mesmo horário todos os dias. Tente limitar a diferença no seu horário de sono durante a semana e nos fins de semana a não mais do que uma hora. Isso faz com que você não quebre o ciclo e não confunda seu organismo com diferentes horários.

Se você não dormir em cerca de 20 minutos, saia do quarto e faça algo relaxante. Leia ou ouça música relaxante. Volte para a cama quando estiver cansado. Repita conforme necessário.

Preste atenção em como você se alimenta

Não vá para a cama com fome ou de barriga muito cheia. Evite refeições pesadas algumas horas antes de deitar, afinal você pode perder o sono por estar se sentindo desconfortável.

A nicotina, a cafeína e o álcool também merecem ser consumidos com cautela. Os efeitos estimulantes da nicotina e da cafeína demoram horas para passar e podem causar grandes estragos em sua noite de sono.

E embora o álcool possa fazer você se sentir sonolento, ele pode atrapalhar a qualidade do seu descanso.

Publicidade

Crie um ambiente tranquilo

Faça com que o seu quarto seja realmente um ambiente adequado para você dormir. A exposição à luz pode dificultar o sono. Portanto, considere colocar blackout em suas cortinas e evite o uso prolongado de telas emissoras de luz antes de deitar, como celulares e televisão.

Fazer atividades calmantes antes de dormir, como tomar banho ou usar técnicas de relaxamento, pode promover um sono melhor.

Controle os cochilos diurnos

Cochilos longos durante o dia podem interferir no sono noturno. Se você decidir tirar uma soneca, limite-se a até 30 minutos e evite fazê-lo no final do dia.

Entretanto, se você trabalha à noite, pode precisar tirar uma soneca no final do dia antes do trabalho para ajudar a compensar seu débito de sono.

Inclua a atividade física em sua rotina

A atividade física regular pode promover um sono melhor. No entanto, evite ser ativo muito perto da hora de dormir, para não ficar agitado.

O ideal é que você se exercite de manhã, antes de começar suas tarefas diárias. Você ficará mais bem disposto e no fim do dia certamente dormirá melhor.

Gerencie preocupações

Não tente resolver suas preocupações quando deita para dormir. Anote o que está em sua mente antes de iniciar seu ritual do sono e deixe para se preocupar com as pendências somente no dia seguinte. Se você não fizer isso, sua cabeça não vai parar e você ficará ansioso. Desta forma, seu sono será prejudicado.

O gerenciamento do estresse consiste basicamente em se organizar, definir prioridades e delegar tarefas. A meditação também pode aliviar.

Ocasionalmente, é normal que você tenha uma noite mal dormida, mas se isso se tornar recorrente é hora de procurar um médico.

Written by Cris Veronez

Comente !

Sair da versão mobile