Como emagrecer rápido e com saúde

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O que as pessoas mais procuram saber é como emagrecer de uma maneira rápida sem
sacrifícios. Nessa busca de um emagrecimento rápido, elas optam por meios que muitas
vezes prejudicam a saúde.

Antes de começar, é preciso entender que um emagrecimento saudável está relacionado
com o equilíbrio entre gasto e consumo energético. Ou seja, para emagrecer com saúde é
preciso consumir uma quantidade adequada de calorias assim como gastar essa energia de
modo correto.

A mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida é fundamental para se atingir um
emagrecimento sem prejudicar a saúde. Existem algumas estratégias que produzem o
efeito esperado e não prejudicam a saúde. São elas:

  • Não pular o café da manhã. Ter o hábito de tomar o desjejum evita a procura por
    alimentos mais calóricos ao longo do dia, além manter o metabolismo ativo. O café
    da manhã ideal precisa ter fontes de laticínios, carboidratos, de preferência integrais
    e, uma fruta. Cafés e chás, não são proibidos desde que sejam com pouco açúcar.
  • Comer devagar. Mastigar bem os alimentos estimula o centro de saciedade no
    cérebro. Isso ajuda a não comer quantidades excessivas nas refeições.
  • Equilibrar e variar as refeições. Procure comer de tudo um pouco, sempre
    respeitando os limites da saciedade.
  • Evitar refrigerantes e bebidas açucaradas. Essas bebidas contém altas doses de
    açúcares e nenhum valor nutricional além de conterem substâncias nocivas a saúde,
    como corantes e estabilizantes.
  • Diminuir sal e açúcar. Açúcar em excesso aumenta a produção de insulina que, em
    níveis elevados, estimula o aumento do depósito de gordura corporal, principalmente
    na região abdominal.
  • Fazer lanches pequenos e saudáveis. Ao longo do dia prefira lanches rápidos e
    saudáveis, como castanhas e frutas. Esse hábito evita chegar com muita fome na
    hora das grandes refeições.
  • Comer fontes proteicas e fibras nas refeições. Elas ajudam a manter a saciedade
    por mais tempo além de ajudar no bom funcionamento intestinal. As fibras ainda,
    tem o poder de ajudar no controle da glicemia.
  • Evitar dietas muito restritivas. A restrição severa na alimentação sem qualquer
    orientação de um nutricionista pode gerar compulsão alimentar. Além disso, pode
    aumentar ansiedade estresse.
  • Controlar a ansiedade e o estresse. Esses dois estados emocionais elevam o
    cortisol, um hormônio que prejudica a queima de gordura corporal.
  • Consumir alimentos fontes de Ômega 3. A sardinha e a linhaça são bons
    exemplos. Esses alimentos têm um poder anti inflamatório e ajudam na retenção de
    líquidos.
  • Praticar atividade física. Exercício físico adequado e com orientação, ajuda a
    eliminar depósitos de gordura e aumentar massa muscular, além de prevenir
    doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.
  • Beber água. Hidratar-se ao longo do dia ajuda a manter o metabolismo ativo e o
    bom funcionamento dos órgãos e tecidos.
  • Dormir bem. Estudos comprovam que a privação do sono faz com que o cérebro
    “deseje” alimentos calóricos e mais gordurosos como “recompensa” da falta do sono.
  • Anotar a rotina alimentar diária. Fazendo isso, é possível encontrar os erros e
    consertá-los. O mais correto, é procurar ajuda de um nutricionista.

emagrecer

Hoje, existem alguns padrões alimentares que são respaldados pelas ciência e que
produzem um bom resultado de emagrecimento e na saúde. Entre eles, estão:

  • Jejum intermitente: é um padrão alimentar que preza refeições com densidade
    energética alternando com períodos de jejum.
  • Low Carb : esse é um padrão que diminui a quantidade de carboidratos nas
    refeições e melhora a qualidade daqueles ingeridos.

Mas ATENÇÃO! Esses e qualquer outro método alimentar deve ser feito SEMPRE
acompanhado de um nutricionista e/ou médico.
Concluindo, para emagrecer sem perder saúde, primeiro comece mudando hábitos e estilo
de vida, ok?

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