Bem estar Como fazer drenagem linfática em casa

Como fazer drenagem linfática em casa

-

A drenagem linfática é uma massagem que promove a eliminação do inchaço corporal,  combate os efeitos da celulite, ajuda na perda de peso  e diminuição da barriga, seus benefícios são incontestáveis.

Esta massagem estimula o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, além de ativar o sistema imunológico, o resultado é que o organismo elimina mais rápido líquidos e toxinas.

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary, indica que a drenagem linfática estimula a liberação de serotonina, o hormônio do bem-estar, além de reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Quer aprender a fazer a drenagem linfática em casa  e conseguir resultados surpreendentes ?

como fazer drenagem linfática em casa

Siga as orientações de especialistas de como realizá-la:

Preparação

Antes de começar a fazer a drenagem linfática manual é necessário fazer uma esfoliação corporal, massageando a pele de forma circular e suave para ativar a circulação local.

Banho

A água morna estimula a vasodilatação,  por este motivo é melhor fazer a massagem após o banho, além de facilitar a penetração dos cremes ativa a circulação e relaxa o corpo.

Cremes

Cremes e óleos facilitam os movimentos das mãos no corpo  e diminui o atrito, os mais indicados são os que possuem princípios ativos que ajudam a melhorar a circulação e combater a celulite, tais como,  cafeína, guaraná, ginkgo biloba, cavalinha e centelha asiática.

Use uma quantidade pequena de creme ou óleo, primeiramente espalhe nas mãos e em seguida aplique na área desejada, assim ele ficará quente e facilitará a aplicação.

Veja em nosso site:

Tratamento Caseiro Para Diminuir A Celulite

A Couve Pode Ser Sua Maior Aliada Na Alimentação, Rica Em Cálcio E Anti-Inflamatório

Áreas específicas para a drenagem linfática

A massagem pode ser feita nas pernas, nos braços, no tronco, no rosto e principalmente  na barriga, são áreas específicas que apresentam gânglios linfáticos, que ao serem estimulados aceleram o processo de drenagem e perda de excesso de líquido corporal que causa inchaço e edema.

Movimentos drenagem linfática

Movimentos drenagem linfática

A drenagem manual não exige um movimento forte a ponto de machucar a sua pele, os movimentos circulares devem ser feitos com o polegar e as pontas dos dedos e em forma de conchinha com a mão, os movimentos devem ser lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele.

Para massagear a região das coxas, posicione as mãos nas virilhas e pressione os gânglios três vezes, em seguida, deslize as mãos oito vezes na perna direita do joelho à virilha e com as as mãos sobrepostas, pressione a parte interna das coxas (de baixo para cima). Repita os movimentos nas duas pernas.

Com movimentos as ascendentes massagear a perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho) e da coxa até a virilha.

Com os punhos cerrados, deslize as mãos do joelho para cima oito vezes, aperte três vezes a parte de trás do joelho, em seguida, escorregue as mãos do pé até essa região por dez vezes. Repita o movimento indo dos pés até as virilhas. Faça o mesmo na outra perna.

Na barriga os  movimentos circulares devem ser feitos até a virilha.  Com as mãos sobrepostas, faça movimentos circulares ao redor do umbigo por cinco vezes, em seguida, dê beliscões em toda a barriga para estimular a queima de gordura.

Pressione as mãos nas laterais da cintura e vá deslizando com uma pequena pressão até o centro do abdome,  faça isso por cinco vezes para afinar a silhueta, em seguida dê alguns beliscões nos dois lados para estimular a perda de gordura.

Para o abdômen os movimentos devem ser realizados de cima para baixo, seguindo o caminho da linfa abdominal.

Nos braços e no tórax, os movimentos devem ser ascendentes até as axilas. Segure o cotovelo e em movimentos firmes deslize em direção ao ombro, repita por oito vezes em cada braço e por fim, pressione três vezes a dobra da parte interna de cada braço.

Para a área do pescoço,  posicione os braços cruzados e com as mãos espalmadas, aperte as saboneteiras três vezes para estimular a captação da linfa pelos gânglios,  massageie a axila esquerda com a mão direita e vice-versa.

Períodos da drenagem linfática em casa

drenagem linfática em casa

Os períodos vespertino e noturno são os mais adequados para a drenagem, pois libera as toxinas e retira o líquido do corpo acumulados ao longo do dia.

Periodicidade

Para se obter um resultado interessante o ideal é fazer a massagem duas ou três vezes por semana e quatro minutos (de manhã e à noite) é tudo de que você precisa para conseguir o efeito adequado da drenagem linfática.

Mantenha uma rotina das massagens e perceba os resultados progressivamente, lembre-se  que os resultados não são obtidos na primeira sessão e sim com dedicação e disciplina.

Silvia R. Menezes
Formada em administração de Empresas Ênfase em Marketing, Coach, Pós-Graduada em Psicanálise, Especialista em Produção de Conteúdos voltados para empreendedorismo, planejamento e Desenvolvimento Humano. Consultoria em Gestão Corporativa, Marketing e Eventos. Apaixonada pelos mistérios da mente e comportamento Humano.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Vitamina D: A nova queridinha da saúde no reforço a imunidade

Segundo Organização Mundial da Saúde (WHO), a deficiência de Vitamina D no organismo das pessoas já é uma pandemia. O...

Preconceituoso Rodrigo Branco chama Bella Falconi de autista “meio retardada” em vídeo

Mais um ato de preconceito e falta de informação, agora Rodrigo Branco, conhecido por alguns como guia turístico de...

Inclusão de autistas no ensino regular traz benefícios para todos

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no Brasil, o autismo vem ganhando cada vez mais espaço...

Lançamentos da Netflix para primeira quinzena de abril

Abril chegou em meio a quarentena e com isso o consumo de series e filmes aumentou, e a Netflix...

Família com crianças autistas perde casa em incêndio

Um incêndio destruiu no dia 30/03 completamente a casa de Sandra, mãe de 3 filhos, sendo dois autistas, que...

Treino de apenas 12 minutos de exercício diário para fazer em casa

A pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil, esta fazendo com que a população mude alguns dos seus hábitos...

Veja também

Como fazer uma máscara de pano para proteção

As máscaras de pano podem ser uma alternativa de...

Receitas de sorvete detox para sua dieta

Nesse calor nada melhor que um sorvete né? Mas...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia