Como fazer o bebê a sentar sozinho

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Aos quatro meses, o bebê realiza tentativas de sentar sozinho, porém só consegue sentar de fato, sem apoio, por volta dos seis meses a oito meses. Mas, você sabia que existem maneiras de estimular o bebê a sentar sozinho?

O desenvolvimento de uma criança envolve diferentes fases, e a cada mês existem marcos como, aos três meses o bebê consegue sustentar a própria cabeça, aos cinco meses é capaz de se virar, quando está de bruços e aos seis meses ou oito meses consegue sentar-se sem necessidade de apoio.

Abaixo, você vai aprender como estimular o bebê a se sentar sozinho, com quantos meses isso ocorre, como estimular o bebê a engatinhar e informações importantes sobre o desenvolvimento infantil.

Quantos meses o bebê começa a sentar sozinho?

Por volta dos seis meses a oito meses, o bebê começa a sentar sozinho.

Isso pode variar de bebê para bebê, porque cada um se desenvolve de uma forma, obviamente é necessário estar atento ao desenvolvimento dele e os marcos de cada mês e idade, mas também, respeitar o tempo de desenvolvimento do bebê.

Porém, como mencionado acima, existem formas de estimular o bebê a sentar sozinho, para que esse processo ocorra de forma natural e ajude o bebê a se manter firme.

É normal um bebê de oito meses não sentar sozinho?

Inicialmente, é necessário entender que nem sempre o tempo de um bebê, será o mesmo tempo de outro bebê.Isso significa, que existem importantes marcos no desenvolvimento infantil e que é necessário que os pais estejam atentos se os seus bebês estão se desenvolvendo bem.

Desse modo, para que o bebê consiga sentar sozinho, os músculos do pescoço e costas devem estar fortes, para que sustente o peso corporal do bebê. É ideal também que o conjunto para bebê seja o mais confortável possível.

Por volta do período de 6 a 8 meses, o bebê começa a se sentar sozinho, se isso não acontece nesse período é necessário ficar atento se está acontecendo algo, se é o desenvolvimento do bebê que está ocorrendo de forma mais lenta, ou se é necessário levá-lo ao pediatra.

Pois, como dito acima, antes do bebê conseguir sentar só, ele precisará fortalecer alguns músculos, para que suporte o próprio peso.

Uma ótima dica para as mamães que percebem que durante esse período os músculos do bebê ainda não estão fortalecidos, ou querem ajudá-los a conseguir esse marco, é estimular o bebe a sentar sozinho.

Como estimular o bebê a sentar e engatinhar?

Existem algumas brincadeiras que podem estimular o bebê a sentar sozinho, tais como:

  • Sentar o bebê no colo e virá-lo para frente, de maneira calma, cuidadosa e segura, balançá-lo para trás e para frente. Essa brincadeira, proporciona um fortalecimento nos músculo das costas;
  • Sentar o bebê e em volta dele, acrescentar almofadas, de forma que ensine o mesmo, a posição de sentar;
  • Posicionar um brinquedo que o bebê gosta no fundo do berço, para que ele precise sentar-se para pegá-lo;
  • Deitar o bebê de barriga para cima, segurar suas mãos e puxá-lo para que ele fique sentado. Repita algumas vezes, de forma que deixe o bebê por 10 segundos sentado. Essa brincadeira atua no fortalecimento dos músculos das costas e barriga do bebê.

É importante ressaltar que todas essas brincadeiras podem estimular o bebê a sentar sozinho, mas devem ser feitas com cuidado, atenção e respeitando os meses de cada bebê. As brincadeiras como a de deixar o brinquedo no fundo do berço, devem ser assistidas pelos pais, para evitar qualquer machucado.

Por volta dos sete a nove meses, o bebê começa a engatinhar, mas assim como existem maneiras de estimular o bebê a sentar sozinho, existem maneiras de estimular o bebê a engatinhar, tais como:

  • Levantar o bebê de forma que contraia os músculos abdominais. Isso pode ocorrer como uma brincadeira, ao falar e cantar para ele;
  • Deixar que o bebê tenha contato e fique no deitado de barriga para baixo no chão por um tempo, para que ele se habitue com o chão e fortaleça os músculos dos braços, ombros, tronco e costas;
  • Ao deitá-lo de barriga para o chão, você pode colocar a frente dele um espelho, para que ele seja estimulado pela sua imagem a chegar mais parte do objeto;
  • Afastar um pouco os brinquedos para que ele tente pegá-los;
  • Engatinhar do lado do bebê, para que ele observe e tente reproduzir;

Essas são algumas das formas de estimular o bebê a engatinhar, assim como, ao estimular o bebê a sentar sozinho, requer cuidado e atenção, estimular o bebê a engatinhar também requer isso.

Leia em nosso site : O que causa assaduras em bebês?

Quando um bebê consegue levantar e sentar sozinho?

Por volta dos seis a oito meses o bebê consegue se sentar sozinho e por volta dos oito meses o bebê começa a engatinhar, e ao realizar esse movimento, como os músculos estão mais fortes, o bebê consegue se levantar apoiando-se em objetos como sofá, berço.

Quando o bebê pode ir para o chão?

Desde o primeiro mês, o bebê pode ir para o chão. Inicialmente, o tempo que o bebê permanece no chão é menor, com o desenvolvimento de novas habilidades esse tempo pode ir aumentando gradativamente.

Permitir que o bebê fique no chão desenvolve autonomia, coordenação motora, equilíbrio, desenvolve a cognição.

Porém, é importante ressaltar que o ambiente deve estar limpo, seguro e aconchegante, sem objetos que possam machucá-lo, como tomadas, objetos perfurantes, quinas de móveis perto.Além disso, você pode montar um espaço com tapetes, travesseiros de forma que mantenha o bebê protegido e com a supervisão de um responsável.

Porque não sentar o bebê antes do tempo?

Existem alguns motivos pelos quais não se pode sentar o bebê antes do tempo, e o principal deles é que se o bebê não tem os músculos fortalecidos para suportar o próprio peso, o pescoço e coluna vertebral podem ser prejudicados a ponto de comprometer o desenvolvimento infantil saudável.

Além disso, se o movimento não parte da criança, ele não saberá o que está acontecendo, como também, prejudicará o desenvolvimento do sentimento de segurança e o desenvolvimento da autoconfiança.

Muitos pais procuram até mesmo o uso de suplementos alimentares, mas lembramos que é sempre necessário consultar o pediatra.

É importante entender que estimular o bebe a sentar sozinho, é diferente de sentar o bebê antes do tempo, pois o primeiro está ajudando o bebê a realizar esse feito, desenvolver os músculos e autonomia, já o segundo está fazendo com que o bebê sente de fato, antes do tempo e isso pode acarretar problemas para ele.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close