Como fazer o chá de Valeriana e Benefícios da Valeriana

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O chá de valeriana é tomado por muitos que desejam obter melhor qualidade de sono, diminuição de estresse, alívio de sintomas menstruais e até mesmo sintomas de menopausa. 

O chá de valeriana é feito à base de raízes e caules subterrâneos da planta. No entanto, alguns chás vendidos comercialmente misturam outras ervas junto com a valeriana e vendem tudo junto. Alguns consumidores, inclusive, preferem a facilidade de ingerir a erva no formato de comprimido ou cápsula. 

Muitos descrevem o sabor do chá de valeriana como amadeirado. A planta cresce bem em áreas úmidas e gramadas, então o chá tem uma qualidade terrosa que é distinta. Quanto mais tempo você levar para coar o chá preparado e beber, mais intenso será o sabor dele.

Conheça os benefícios do chá de valeriana:

chá calmante

Sono dos deuses

A valeriana é frequentemente chamada de poção mágica do sono e, de acordo com alguns relatos, é o sedativo sem receita médica número um na Europa.

De acordo com o banco de dados do Therapeutic Research Center Natural Medicine, algumas evidências mostram que tomar valeriana pode reduzir o tempo que um indivíduo leva para adormecer e também pode melhorar a qualidade do sono.

Mas, atenção: a maioria dos estudos são feitos com valeriana em pílula ou cápsula, não especificamente em chá, que provavelmente fornecerá uma concentração mais baixa de valeriana.

Valeriana ajuda na ansiedade e às cólicas

Alguns estudos de laboratório mostraram que a valeriana pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais e outros mostraram que a valeriana pode melhorar as ondas de calor e a insônia em mulheres na pós-menopausa.

Alguns acreditam que, entre os benefícios do chá de valeriana estão a diminuição da ansiedade ou do estresse psicológico, mas os estudos científicos não forneceram evidências consistentes para apoiar esse benefício.

Veja no nosso site : Veja Os Melhores Chás Calmantes Para O Sistema Nervoso

Efeitos colaterais da Valeriana

Como o chá de valeriana tem propriedades sedativas, não é aconselhável combiná-lo com bebidas alcoólicas ou com outras pílulas ou medicamentos que promovem o sono ou relaxamento muscular.

Você também deve ficar atento para não fazer atividades que exijam muita concentração depois de ingerir a valeriana, por exemplo. Dirigir ou fazer uma reunião importante, por exemplo, não seriam boas ideias.

Em algumas pessoas, a valeriana pode causar efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, problemas estomacais, nebulosidade, mal-estar, distúrbios cardíacos e até insônia, por mais estranho que possa parecer. Se você toma valeriana para dormir, é possível que se sinta lento no dia seguinte.

É interessante ficar de olho em como seu organismo reage à ingestão desta planta, seja em formato de chá ou em qualquer outro.

Você não deve inserir a valeriana em sua alimentação se estiver tomando um medicamento usado para tratar ansiedade, insônia, convulsões ou outros transtornos psiquiátricos. Afinal, ela pode interferir com esses ou outros medicamentos.

É sempre importante falar com seu médico antes de usar este ou qualquer tratamento à base de ervas.

O chá de valeriana é mais um daqueles que são usados para curar diversos males, mas que ainda não possuem fortes evidências científicas de que realmente funcionem. 

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close