Como fazer uma horta
in

Como fazer uma horta em casa? Dicas para iniciantes

Se você nunca fez horta, não precisa ficar preocupado. Felizmente, cultivar vegetais é algo relativamente fácil. Basta conhecer alguns princípios básicos de jardinagem e ter bastante disposição para fazer dar certo.

O resto você aprenderá à medida que avança, superando obstáculos inesperados e terminando sua temporada como jardineiro ou jardineira com uma bela colheita!

A maioria dos vegetais desfruta das mesmas condições de cultivo, portanto fazê-los crescer apetitosos não é um grande desafio, especialmente se você tiver um local que pegue sol.

Planejar

Anote tudo o que você já tem em casa para criar uma horta e o que está faltando. Itens como terra, mudas ou sementes, regador, enxada e luvas são alguns deles.

Também é preciso avaliar a necessidade de cercar o espaço, se você tiver animais. Você não iria gostar nada se o seu cão ou seu gato resolvessem brincar com sua plantação, não é?

Depois que estiver com o planejamento anotado, vá às compras!

O que plantar

horta em casa

Esta é a parte divertida de planejar uma horta. Primeiro de tudo, entenda que é preciso ter bom senso. Não adianta querer plantar diversos tipos de vegetais se você tem um espaço pequenino para a horta. É melhor plantar apenas uma ou duas variedades, se for este o seu caso. No entanto, se tiver um espaço maior, você poderá escolher mais variedades.

O ideal é que você pesquise por vegetais que se adaptem bem ao estilo de vida que você poderá oferecê-lo: tipo de terra, clima, ventilação, etc.

Espaço da horta

A estética fica em segundo plano nas hortas. Sua primeira preocupação deve ser colocar os vegetais em condições ideais de cultivo.

Você também precisará considerar espaço para caminhar entre eles para trabalhar, se estivermos falando de um espaço grande.

Se o espaço for pequeno, tome cuidado para não enchê-lo demais. Neste caso, o ideal é plantar uma variedade pequena e ir fazendo uma espécie de escalonamento.

Também é possível cultivar vegetais em recipientes. A jardinagem em recipientes tem certas vantagens. Primeiro, você pode controlar o solo e a drenagem.

Você pode colocar seus jardins de recipientes de vegetais onde eles receberão mais luz solar ou até mesmo movê-los para seguir o sol.

Além do mais, erguer seus vegetais alguns metros do chão torna-os mais difíceis de serem alcançados por pragas. É uma boa opção para quem mora em apartamento.

Cuidando da sua horta

Agora estamos prontos para lidar com questões mais práticas. Uma horta requer manutenção regular.

É preciso regar sua horta com frequência e ficar de olho para ver se surge alguma outra necessidade, como mudá-la de lugar para que pegue mais sol ou menos sol.
Além do mais, é preciso controlar as pragas. O controle de pragas é uma parte vital da horta. Se você sempre ficar atento, poderá evitar a necessidade de usar pesticidas. Esta deve ser sempre a sua última opção, visto que pode interferir em sua saúde.

Written by Cris Veronez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

benefícios-do-gengibre

Se você soubesse disso, incluiria o gengibre em sua dieta já

rio de janeiro

4 passeios para conhecer a história do Rio de Janeiro