fortalecer as unhas
in

Como fortalecer as unhas? Conheça 7 dicas imperdíveis

Publicidade

Se suas unhas estão sem brilho, com manchas esbranquiçadas, quebradiças ou descamam facilmente, é sinal de que algo não vai bem.

Talvez esteja na hora de rever a alimentação, incluir itens mais nutritivos em sua dieta, eliminar determinados produtos químicos do seu dia a dia ou até mesmo procurar ajuda médica.

O que pode causar o enfraquecimento das unhas?

São vários os motivos que comprometem a saúde das unhas. Entre eles, os principais são:

  • Uso contínuo de detergentes e produtos de limpeza
  • Uso de acetona em excesso
  • Bactérias e fungos que se inserem em seu organismo através das unhas
  • Anemia
  • Hipotireoidismo
  • Estresse

Para evitá-los, separamos uma lista de dicas.

Inclua estes itens em seu cardápio.

Semente de girassol: Esta semente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois contém grande quantidade de zinco. Basta comer uma pequena porção diariamente.

Banana: Ricas em vitamina B6, bananas fazem bem para a saúde como um todo. No que se refere às unhas, as bananas evitam que fiquem amareladas, com aquele aspecto de mal cuidadas e doentes.

Espinafre, brócolis e couve: Os vegetais de cor verde escura são ricos em ferro, nutriente que contribui com a oferta de oxigênio para o sangue, fortalecendo as unhas.

Leite: Rico em cálcio, o leite ajuda no fortalecimento e crescimento das unhas. Sem este nutriente, elas são alvo fácil de fungos, que as tornam secas e fáceis de quebrar.

Oleaginosas: Representadas pelas castanhas, amêndoas e nozes, por exemplo, as oleaginosas são ricas em gorduras boas e em vitamina E. Para manter as unhas saudáveis, o ideal é comer de 2 a 3 unidades de cada uma por dia.

Use creme hidratante

A hidratação das mãos é essencial para manter a saúde das unhas, deixando-as mais fortes e bonitas. Existem, inclusive, cremes que são feitos exatamente com esta finalidade. Basta fazer uma busca refinada pela internet ou pelas farmácias e lojas do seu bairro.

Não use acetona

Publicidade

Use removedor de esmalte sem acetona em sua composição. A acetona agride muito as unhas e se elas já estiverem fracas, a situação só vai piorar.

Deixe suas unhas respirarem

Se você está passando por um processo de revitalizar suas unhas, não passe esmalte nelas sempre. Entre uma ida e outra à manicure, passe alguns dias com as unhas ao natural, para que possam respirar um pouco.

Use fortalecedoras de unha

unhas fortes

Além de bases fortalecedoras tradicionais, existem também outros produtos que podem deixá-las mais durinhas, como as bases casco de cavalo, que têm um efeito ainda maior. Dê preferência aos produtos que contém também vitamina B5, minerais e cálcio.

Colocar alho ou cravo dentro do esmalte

Se você gosta de receitas caseiras, tente colocar um pedaço de alho picado e uma unidade de cravo dentro de sua base fortalecedora. O cravo evita que você roa as unhas, porque elas ficarão com um sabor desagradável, e o cravo as tornará mais resistente aos fungos, evitando micoses.

Proteja as mãos com luvas

Compre um belo par de luvas de borracha, ou até mesmo aquelas mais fininhas, utilizadas por médicos, e use sempre que for realizar tarefas domésticas. Nunca entre em contato direto com produtos de limpeza sem estar devidamente protegida.

Não se esqueça que estas dicas não substituem uma consulta com o dermatologista ou com seu médico de preferência. Este profissional poderá investigar exatamente quais são as causas do seu problema e lhe indicar o melhor tratamento.

Written by Cris Veronez

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
entregadora

Foto da mãe que precisou levar as duas filhas ao trabalho pode ser fraude

memoria

O que é bom para memória fraca