A memória é o volume de informações e experiências vividas. Relacionada à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos armazenados no cérebro.
O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano, e o funcionamento do organismo depende do seu bom desempenho.
Recentes estudos clínicos sobre as vitaminas e sua relação com o Alzheimer e a memória, foram publicados no Jornal da Associação Médica Americana, eles descobriram que altas quantidades de vitaminas e ácidos graxos podem retardar e prevenir a perda de memória.
Não importa a idade, a melhor maneira de combater a perda da memória é comer bem e exercitar seu corpo, assim como seu cérebro.
Na verdade, a maioria das pessoas não sabem quais são as vitaminas que nosso cérebro precisa para funcionar de forma adequada e ajudam a melhorar a memória e concentração.
Índice
Conheças as 6 vitaminas que ajudam você a preservar a memória
Betacaroteno, uma das melhores vitaminas
O betacaroteno é a vitamina que não pode faltar na alimentação, chamada de “pro-vitamina A”, sua função é a de melhorar a memória e preservar as células cerebrais a longo prazo.
É encontrada em alimentos como cenoura, abóbora e frutas como melão, mamão ou manga.
Vitamina B1
Todo o complexo B reúne vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro, a B1 tem efeitos eficientes contra a deterioração da memória, evita o envelhecimento do cérebro
Encontrada na maioria das carnes, principalmente na vitela, frango, porco e peixe, também presente em nozes, cereais integrais, frutas e verduras.
Vitamina B6
A B6 ela favorece a formação de neurotransmissores e produção de neurônios e intervém nos processos de memória, ajuda na absorção da B12, que é uma das principais vitaminas para o desenvolvimento cognitivo.
Presente em alimentos como gérmen de trigo, arroz, batata, peru, vitela, frango, cordeiro, ovos, leite e produtos lácteos, porco, frutos do mar, lentilhas, pimentões e nozes, entre outros.
Veja em nosso site :
Saiba Como Identificar A Fome Emocional
Sintomas Da Ansiedade Que Merecem Sua Atenção E Como Controlá-La
A vitamina B9
Juntamente com a B6 e a B12, favorece a formação de glóbulos vermelhos. Isso contribui para que o transporte do oxigênio, facilitando o bom funcionamento do cérebro, também é conhecida como ácido fólico. Ela faz um papel importante na percepção mental e na preservação das funções cerebrais.
Encontrado em alimentos como legumes, cereais integrais, espinafre e aspargos, arroz integral e aveia, em frutas como banana, laranja, melão e abacate.
Vitamina B12
Ela contribui para a formação das células e dos ácidos graxos. Está relacionada à memória de curto prazo e à velocidade do pensamento.
A deficiência da vitamina B12 leva a perda de memória, lentidão mental e mudanças de humor.
Encontrada em alimentos como carne, frango, peru e vísceras animais na truta, salmão, amêijoas, cereais integrais, ovos e produtos lácteos, como queijo, iogurte e outros.
Vitamina C
Poderoso antioxidante, protege o cérebro do estresse oxidativo e dos processos degenerativos que ocorrem com a idade. Contribui na absorção de ferro e no funcionamento da memória e a atenção, ótima na prevenção do aparecimento da doença de Parkinson e Alzheimer.
Finalmente, a memória pode ser desenvolvida e estimulada com técnicas mentais, boa alimentação, a ingestão de medicamentos com orientação médica, exercícios físicos e técnicas de relaxamento, ou seja, atividades para manter uma vida saudável.