Como prevenir a osteoporose

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

Há cada 5 pacientes, 4 são diagnosticados com Osteoporose. Isso acontece porque ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade e durante o envelhecimento, em torno de 40 anos, a perda de massa óssea é muito rápida. O tecido ósseo apresenta células especializadas e são dois tipos de células: os Osteoclasto e os Osteoblastos.

Osteoclasto: é responsável por absorver e remodelar a matriz óssea

Osteoblastos: é um tecido conjuntivo especializado em formar tecido sanguíneo e armazenar e regular os sais minerais.

Com isso, a Osteoporose acontece quando o osteoblastos deixa de dar suporte ao osso, causando uma falta de nutrientes essenciais para que osso se mantenha rígido.

Isso acontece na pós-menopausa por mulheres que produzem o hormônio estrogênio (responsável pela menstruação), causando fragilidade nos ossos e deixando-os porosos como uma esponja, ocasionando em quedas e fraturas.

osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica, ou seja, ela não tem cura, apenas tratamento, e o maior risco de desenvolver essa patologia são pessoas sedentárias, as que fazem pouca ingestão de cálcio ou vitamina D, excesso de peso, problemas hormonais, pessoas que usam medicamentos controlados ou doenças de base, artrite, diabetes, leucemia, e pessoas de pele branca, podendo assim ser afetado os punhos, coluna e o colo do fêmur.

Publicidade

Então como prevenir a Osteoporose ?

A prevenção começa logo na infância com alimentação saudável e rica em cálcio, ingerindo alimentos que possuem vitamina D, como o ovo, salmão , queijos, bife de fígado e cogumelos , doses diárias em exposição solar ajuda ativar a vitamina D. Essa alimentação também é importante para estrutura de ossos e dentes, para os músculos terem mais forças e não terem coagulação sanguínea.

Caso sinta alguma dor ou desconfiança é recomendando procurar um especialista Reumatologista.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.