Como reduzir o colesterol com 5 mudanças fáceis

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Será que seu estilo de vida está contribuindo positivamente para os níveis do seu colesterol?

Mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar o colesterol ruim e aumentar o poder de redução do colesterol dos medicamentos.

Quando o chamado colesterol “ruim” está alto, o risco de doenças cardíacas e ataques cardíacos aumenta. 

É claro que você pode tomar algum remédio para melhorar seu colesterol, mas que tal começar com mudanças no seu dia a dia que farão bem para a sua saúde como um todo?

Confira essas dicas e siga em frente:

Coma alimentos saudáveis ​​para o coração

Algumas mudanças em sua dieta podem reduzir o colesterol e melhorar a saúde do coração.

Reduza as gorduras saturadas. Encontradas principalmente em carnes vermelhas e laticínios integrais, elas aumentam o colesterol total. Diminuir o consumo de gorduras saturadas pode reduzir o colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL) – o colesterol “ruim”.

Elimine as gorduras trans. Listadas nos rótulos dos alimentos como “óleo vegetal parcialmente hidrogenado”, elas são freqüentemente usadas em margarinas, biscoitos e bolos comprados em lojas.

Insira em sua alimentação alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, pois eles não afetam o colesterol LDL. Além disso, tais alimentos oferecem outros benefícios para a saúde cardíaca, incluindo a redução da pressão arterial. Salmão, cavala, arenque, nozes e sementes de linhaça são bons exemplos dos itens que você pode inserir no cardápio do seu dia a dia.

Aumente a fibra solúvel. A fibra solúvel pode reduzir a absorção do colesterol na corrente sanguínea. Ela é encontrada em alimentos como aveia, feijão, couve de Bruxelas, maçãs e pêras.

Faça exercícios físicos regularmente

caminhada

A atividade física moderada pode ajudar a aumentar o colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol “bom”. Com a autorização do seu médico, faça pelo menos 30 minutos de exercício cinco vezes por semana . Ou então faça uma boa atividade aeróbica por 20 minutos três vezes por semana.

Veja em nosso site : Veja como a caminhada pode emagrecer até 8 kg por mês

Adicionar atividade física, mesmo em intervalos curtos várias vezes ao dia, pode ajudá-lo a começar a perder peso.

Considere fazer uma caminhada rápida durante a hora do almoço, ir de bicicleta para o trabalho ou praticando um esporte com um amigo, para que vocês se mantenham motivados.

Pare de fumar

parar de fumar

Parar de fumar melhora o nível de colesterol HDL.

Os benefícios ocorrem rapidamente. Em 20 minutos após parar de fumar, sua pressão arterial e frequência cardíaca se recuperam do pico induzido pelo cigarro. Três meses após parar de fumar, sua circulação sanguínea e função pulmonar começam a melhorar. Dentro de um ano, o risco de você ter uma doença cardíaca cai pela metade. Vale a pena!

Veja em nosso site: Teste seu grau de dependência do cigarro, e ajuda a parar de fumar

Perca peso

Carregar alguns quilinhos a mais contribui para o colesterol alto, mas lembre-se que pequenas mudanças de hábito podem contribuir para a perda de peso.

Se você bebe líquidos cheios de açúcares, substitua por água. Faça um lanche com pipoca de panela sem óleo ou frutas. Se você deseja algo doce, experimente sorvete diet ou balas com pouca gordura, como jujubas.

Procure maneiras de incorporar mais atividades à sua rotina diária, como usar as escadas em vez de pegar o elevador ou estacionar mais longe do escritório. Faça caminhadas durante os intervalos do trabalho. Tente aumentar as atividades em pé, como cozinhar ou fazer jardinagem.

Beba álcool moderadamente

Se você gosta de beber álcool, faça-o com moderação. O excesso de álcool pode causar sérios problemas de saúde, incluindo hipertensão, insuficiência cardíaca e derrames.

Extra : Tome medicamentos apenas se for necessário

Às vezes, mudanças saudáveis ​​no estilo de vida não são suficientes para reduzir os níveis de colesterol. Se o seu médico recomendar que você tome medicamentos para ajudar a reduzir o colesterol, faça conforme o que foi prescrito.

No entanto, não deixe suas mudanças em seu estilo de vida para trás. Certamente elas vão ajudá-lo a manter a dose da medicação baixa.

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