chá para ansiedade
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Conheça 5 chás para ansiedade, insônia e agitação

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Em tempos de isolamento, é comum que sensações de agitação, desequilíbrio e tristeza acabem aumentando.  Se você precisa relaxar mais, dormir melhor e controlar sua ansiedade, chás naturais podem lhe ajudar.

É importante lembrar que nenhuma solução caseira substitui uma boa consulta com psicólogo ou psiquiatra, especialmente em casos mais graves, mas podem ser bons aliados para quem busca uma vida sem estresse e longe de compulsões.

Além de baratos, os chás para combater a ansiedade geralmente  são fáceis de fazer e contêm poucas contraindicações. Podem ser, inclusive, uma forma de complementar o tratamento psicoterápico.

Veja em nosso site : 6 Dicas Para Ajudar Alguém Com Crise De Ansiedade

Confira uma lista de 5 chás que podem atuar contra ansiedade, insônia e outros sintomas correlatos, melhorando sua qualidade de vida.

Chá de Camomila

chá de camomila

O chá de camomila é um dos chás mais indicados para quem se sente ansioso. Ele traz calma e tranquilidade para a mente e para o corpo, aliviando não só o estresse, mas melhorando o sistema digestivo e o sistema nervoso como um todo.

Preparo: Ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Depois, adicione 2 colheres (chá) de flor seca de camomila e mantenha a xícara tampada por 10 minutos. Depois, é só coar e beber quando estiver numa temperatura que lhe agrade.

Chá de Alfazema

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Alfazema não é apenas uma essência para sabonetes e perfumes. A planta pode ser usada também para fazer um chá que possui propriedades calmantes e antidepressivas. 

Preparo: Ferva 1 litro de água e acrescente 2 colheres (sopa) de alfazema com a água ainda em ebulição. Deixe a mistura tampada por cinco minutos e desligue o fogo. Espere 10 minutos com a panela ainda tampada para coar a mistura e beber.

Chá de Melissa

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Esta é uma ótima receita para quem sofre com insônia. O chá de melissa é considerado um bom calmante natural

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e, além disso, é um desintoxicante.  Seu poder relaxante também ajuda no combate a outros sintomas da ansiedade, como por exemplo as dores musculares provenientes da tensão.

Preparo: Ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Depois, adicione 1 colheres (chá) de melissa seca e tampe a xícara por 10 a 15 minutos. Coe e beba quando estiver em uma temperatura agradável.

Chá de Passiflora

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As sensações de medo e de insegurança são comuns nos indivíduos ansiosos. Neste caso, o chá de passiflora (também conhecida como flor de maracujá) pode ajudar, trazendo mais calma para o seu dia a dia.

Preparo: Ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Depois, adicione 1 colheres (chá) de passiflora, tampe a xícara por 10 a 15 minutos, coe e beba quando estiver em uma temperatura agradável.

Chá de Valeriana

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A valeriana é uma planta medicinal que ajuda a diminuir a ansiedade, irritabilidade e palpitações através de suas propriedades relaxantes. É uma boa opção para ser ser consumida de noite, antes de dormir. Não indicado para gestantes.

Preparo: Ferva 1 litro de água e acrescente 1 colher (sopa) de valeriana. Deixe repousar por 5 minutos, coe e tome o chá em seguida.

O poder dos ingredientes frescos

A dica mais importante para que os chás realmente produzam o efeito desejado é utilizar as plantas e ervas em sua forma in natura. Nada de saquinhos comprados no mercado, que são industrializados e perdem boa parte das propriedades naturais dos ingredientes. Ou seja: vá numa loja que venda produtos a granel e compre suas ervas e plantas lá. Quanto mais fresquinho e bem conservado for o produto, melhores serão seus efeitos.

Written by Cris Veronez

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