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Conheça maquiagens e alimentos que contêm glúten

Ser intolerante a glúten não é a coisa mais fácil do mundo, visto que grande parte dos alimentos comumente consumidos no Brasil contém esta proteína. 


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

No entanto, tudo é uma questão de conhecimento. É absolutamente ser feliz fazendo uma dieta sem glúten, se você for uma pessoa bem informada e criativa.

Primeiramente, vamos entender: você precisa de fato de uma dieta sem glúten?

Existe uma certa confusão sobre se o glúten é problemático para todos ou apenas para aqueles com certas condições médicas.

E a resposta é: algumas pessoas devem evitá-lo por motivos de saúde, como aqueles com doença celíaca ou intolerância.

No entanto, muitos no mundo da saúde e bem-estar sugerem que todos devem seguir uma dieta sem glúten – independentemente de serem intolerantes ou não.

Isso levou milhões de pessoas a desistir do glúten na esperança de perder peso, melhorar o humor e ficar mais saudáveis.

Ainda assim, há quem defenda que uma dieta sem glúten não emagrece porque é sem glúten, mas simplesmente porque os alimentos sem glúten geralmente são menos calóricos. 

Independentemente do motivo, se você quer diminuir a quantidade de glúten ingerida ou eliminá-la, precisa ler esta lista de quais são os alimentos com glúten e sem glúten, de acordo com a fundação americana Celiac Disease Foundation:

Grãos que contêm glúten e seus derivados:

Trigo e variedades do trigo, como: 

  • Farinha
  • Centeio
  • Cevada
  • Triticale

Malte em várias formas, incluindo:

  • Farinha de cevada maltada
  • Leite maltado 
  • Milkshakes
  • Extrato de malte
  • Xarope de malte
  • Vinagre de malte
  • Levedura de cerveja

Massas:

  • Bolinhos
  • Cuscuz
  • Nhoque
  • Macarrão instantâneo
  • Macarrão com ovo

Obs: macarrão de arroz e macarrão de feijão mungo são sem glúten

Pães e Doces:

  • Croissants
  • Pão sírio
  • Broa de milho
  • Pão de batata
  • Muffins
  • Donuts
  • Pãezinhos em geral

Biscoitos:

  • Biscoitos recheados
  • Salgadinhos
  • Pipocas de microondas

Cereais e Granola:

  • Flocos de milho 
  • Granola 

Alimentos para o café da manhã:

  • Panquecas
  • Waffles
  • Rabanadas
  • Crepes 

Muitos outros alimentos contém glúten, especialmente quando são industrializados. O ideal é sempre ficar de olho nos rótulos destes alimentos, para ter realmente certeza.

Batatas fritas multigrãos ou “artesanais” ou tortilhas que não sejam inteiramente à base de milho podem conter um ingrediente à base de trigo, por exemplo.

Molhos para salada e marinadas podem conter vinagre de malte, molho de soja, farinha, amido ou dextrina, se encontrado em um produto de carne ou ave, pode ser de qualquer grão, incluindo trigo.

Até os ovos servidos em restaurantes podem conter glúten. Alguns estabelecimentos colocam massa de panqueca em seus ovos mexidos e omeletes, mas sozinhos, os ovos são naturalmente sem glúten. O ideal é perguntar a algum funcionário do estabelecimento sobre como os ovos são preparados.

Também é preciso ficar de olho em itens de maquiagem e do dia a dia:

Batom, gloss e protetor labial podem fazer mal a quem não pode ingerir glúten, porque são ingeridos de forma não intencional.

Hóstias de igrejas, suplementos fitoterápicos ou nutricionais, vitaminas, suplementos e até mesmo massinhas para brincar podem ser fonte de glúten.

Written by Cris Veronez

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