Os homens estão cada vez mais atentos às opções de perfumes e produtos de higiene e beleza e o crescimento do mercado brasileiro de beleza masculina é um reflexo disso. Nos últimos dois anos, o segmento mais do que dobrou de tamanho e o país está entre os cinco primeiros no ranking, segundo dados da Euromonitor e do Sebrae (2015). Perfumes estão entre os produtos mais consumidos por eles.

Segundo a perfumista exclusiva da Natura, Verônica Kato, os homens trocam menos de fragrâncias do que as mulheres e são menos abertos às experimentações. “Os brasileiros gostam de notas amadeiradas frescas, com toques cítricos, e de especiarias. Normalmente, são acordes que transmitem sensação de frescor e limpeza, além das notas amadeiradas que remetem vigor e sensualidade”, comenta.

Ainda de acordo com Verônica, o perfume é visto pelos homens como um elemento de conquista, é uma marca registrada, um cheiro característico. Por isso, o público masculino considera o perfume como um item básico de cuidado pessoal e é uma das poucas categorias de cosméticos que eles assumem a compra. “A escolha do perfume está ligada ao que o cheiro remete a ele, ou seja, sensação de bem-estar, elemento de conquista, jovialidade, status, liberdade e assim por diante. O momento em que o produto será usado também influi na escolha”, destaca a perfumista.

Acerte na hora de escolar um perfume masculino

Aventureiro

Ele tem personalidade aventureira, pratica atividades físicas e esportes radicais. Se fosse um personagem, seria Pierce Brosnan, em “Die Another Day”.

O seu guarda-roupa é repleto de peças do estilo casual, as cores vivas se alternam com o jeans básico. As malhas rústicas vivem jogadas em seus ombros e óculos com armação de metal encaixados no bolso da camisa.

O perfume ideal para ele é do tipo: Fougére Fresco, que junta notas de flores de lavanda às notas frutais, verdes, especiadas. Algumas opções: Cool Water (Davidoff) 1988; Jazz (YSL) 1988; Tsar (Van Cleef & Arpels) 1989; Herrera for Men (Herrera) 1991; XS (Paco Rabanne) 1993; Polo Sport (Ralph Lauren) 1993; Dolce & Galbana (Dolce & Gabbana) 1994; Tommy (Aramis) 1995; Pleasures for Men (Lauder) 1997; What about Adam (Joop!) 1997; Essenza di Zegna (Ermenegildo Zegna) 2003, ou o Kaiak Pulso (veja aqui).

Inovador

Este homem é ligado aos valores essenciais, como o romantismo, e consegue aliá-los à vida moderna. Ele é observador e sabe destacar sua sensualidade, até nos mínimos detalhes. Se fosse um personagem, seria Val Kilmer, em “Batman Eternamente”.
Suas roupas, em cores suaves, têm corte simples e impecável. O gato sabe combinar os tons e valoriza a qualidade dos cintos de couro e das fivelas quadradas.

O perfume ideal para ele é do tipo: Fougére Amadeirado, que combina as notas de flores de lavanda às notas aromáticas e de madeiras. Algumas opções: Paco Rabanne (Paco Rabanne) 1973; Boss Sport (Hugo Boss) 1987; Bulgari Pour Homme (Bulgari) 1995; CK Be (Calvin Klein) 1996; Gucci pour homme (Gucci) 2003; Rive Gauche pour home (YSL) 2003, e o novo Natura Homem Essence (veja aqui)

Chique

Ele tem estilo, é chique e gosta de marcar presença. Se fosse um personagem, seria Al Pacino, em “O poderoso chefão”.
Suas roupas têm cores sóbrias e corte perfeito, combinadas às belas gravatas e abotoaduras charmosas. Ele gosta de marcas famosas e valoriza os grandes alfaiates.

O perfume ideal para ele é do tipo: Fougére Ambreado, que combina as notas de flores de lavanda com as notas ambaradas.
Algumas opções: Brut (Fabergé) 1964; Zino Davidoff (Davidoff) 1986; Salvador Dali pour Homme (Dali) 1987; Minotaure (Paloma Picasso) 1992; Roma Uoma (Laura Biagiotti) 1995; Boss Elements Aqua (Hugo Boss) 1996; Diesel Plus Plus (Diesel) 1997, Deo Parfum Essencial (veja aqui)

Elegante

Trata-se de um homem sofisticado que esbanja charme nos mínimos detalhes. Se fosse um personagem, seria Jack Nicholson em “Terapia de choque”.

Elegante e detalhista, não se satisfaz com o básico. Coletes e foulards de seda fazem parte de seu guarda-roupa. Se for fumante, sempre trará uma carteira especial em couro para seus cigarros, charutos e até cachimbo…
O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Amadeirado, as notas de cedro, sândalo e vetiver associadas ao patchouli e musgo de carvalho transmitem calor e sofisticação.

Algumas opções: Vetiver (Carven) 1957; Gentleman (Givenchy) 1974; Giorgio for Men (G.B.Hills) 1984; Fendi Uomo (Fendi) 1988; Luciano Pavarotti (Eurocosmesi) 1995; Black Jeans (Versace) 1997; Paul Smith Extreme (Paul Smith) 2003, Deo parfum Essencial Intenso (veja aqui)

Irreverente

É um homem revisitado, irreverente e admirado por grande parcela da ala jovem. Se fosse um personagem, seria Sean Pean, em “Como meninos e lobos”. Ele gosta de peças tradicionais, como calça preta, pulôver e jaqueta de couro bem usada. Gel nos cabelos, impecavelmente talhados, compõe o visual.
O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Couro, um conjunto de notas olfativas associadas ao musgo e patchouli, que provocam a sensação olfativa de couro.

Algumas opções: Aramis (Aramis) 1965; Polo (Ralph Lauren) 1978; Moschino (Moschino) 1990; DK Men (Donna Karan) 1994; Michael Jordan (Bijan) 1997, Humor (veja aqui)

Descontraído

O conceito evidencia um homem moderno, descontraído, sensível e participante. Se ele fosse um personagem, seria Will Smith em “MIB homens de preto”.Suas roupas são confortáveis e personalizadas, os modernos óculos de lentes coloridas e relógios de caixa de alumínio fazem parte da sua nécessaire de lona estruturada. Ele gosta de tecidos que liberam os movimentos e sobreposições de peças.

O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Fresco, com notas frescas e de grande fixação, que garantem irradiação e impacto.
Algumas opções: Monsier Givenchy (Givenchy) 1959; Fahrenheit (Dior) 1988; Kenzo (Kenzo) 1991; Horizon (Guy Laroche) 1993; Dalimix (Dali) 1996; Dune (Dior) 1997; Lanvin L’Homme (Lanvin) 1997;
Aramis Life (Estee Lauder) 2003; L’Aquatonic (Lancôme) 2003, ou o Urbano Noturno (veja aqui)

Equilibrado

Este homem conhece a arte de viver em harmonia. Criativo e intelectualmente envolvido, gosta de compartilhar conquistas e experiências. Se fosse um personagem, seria Tom Cruise, em “Missão Impossível II”.Abusa do street wear e do conceito conforto. Alegre e despojado, gosta de cores limpas e vivas.

O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Cítrico, que são as composições mais antigas da perfumaria, caracterizada pelas notas de grande volatilidade.Algumas opções: Eau Sauvage (Dior) 1966; Trophée (Lancôme) 1982; Armani (Armani) 1984; Boucheron pour Homme (Boucheron) 1991; CK One (Calvin Klein) 1994; Hugo (Hugo Boss) 1995; Chrome (Azzaro) 1996; Weekend (Burberrys) 1997; Allure Homme Sport (Chanel) 2004; Baldessarini (Hugo Boss) 2004, Sr N (veja aqui)

Divertido

Ele é puro deboche e sua auto-estima é 100%. Se fosse um personagem, seria: Johnny Deep, em “Piratas do Caribe”.
Usa jeans com look envelhecido, camisa com silk em vinil e bota de couro. Os tênis são de design futurista e couro sintético, já os sapatos têm bico quadrado.

O perfume ideal para ele é do tipo Oriental Ambreado, que combina tons ambreados com um fundo culinário doce de baunilha.
Algumas opções: Habitat Rouge (Guerlain) 1965; Obsession (Calvin Klein) 1986; Relax (Davidoff) 1990; Versus (Versace) 1991; Le Male (J.P.Gaultier) 1995; Men (Thierry Mugler) 1997; Jaipur Homme (Boucheron) 1997; Jako (Lagerfeld) 1997; The Dreamer (Versace) 1997; Purple Label (Ralph Lauren)2004, Biografia (veja aqui)

Místico

Ele é exótico e adepto da massagem ayurvédica. Utiliza os conhecimentos da medicina indiana e gostaria de meditar com os monges tibetanos. Se ele fosse um personagem, seria Brad Pitt em “7 anos no Tibete”. Seu mocassim de camurça combina perfeitamente com a calça reta, de amarrar, com detalhes em ouro envelhecido.

O perfume ideal para ele é do tipo: Oriental Especiado, preparados com ingredientes como cravo, canela, noz moscada , combinados com madeiras e notas animálicas.Algumas opções: Equipage (Hermes) 1970; Egoïste (Chanel) 1990; Opium pour Homme (YSL) 1995;Black Cashmere for Men (Donna Karan) 2004, e o novo Natura Homem Essence (veja aqui)

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