Site icon Portal Elos

Conheça os benefícios da espinheira santa

espinheira santa benefícios

A espinheira santa é uma árvore arbustiva que pode atingir cerca de 3 metros de altura, mas ainda é bem pequena comparada a outras espécies de árvores. Índios da Floresta Amazônica utilizam suas propriedades medicinais há anos, e você também pode se beneficiar desta planta. 


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Os extratos das folhas da Espinheira Santa oferecem melhoras a quem sofre de doenças digestivas. Produtos feitos desta planta também podem atuar como analgésicos, auxiliando no alívio da dor, assim como podem auxiliar no tratamento da prisão de ventre e na regulação dos períodos menstruais das mulheres.

A parte da planta utilizada no preparo de infusões são suas folhas, ricas em taninos, polifenóis e triterpenos, com diversas propriedades terapêuticas.

Plantas compradas em sua forma in natura geralmente vêm com mais propriedades do que as que são industrializadas e que contém conservantes. Por isso, sempre que possível, prefira fazer suas compras em lojas que vendam a granel. 

O fato é que, ingerida na forma de suplemento ou preparada no formato de chá, a espinheira santa oferece outros inúmeros outros benefícios à saúde.

Confira nossa lista:

Contra úlceras

A santa espinheira conta com taninos que têm poder cicatrizante de lesões ulcerosas no estômago por controlar a produção de ácido clorídrico nos órgãos.

Luta contra gastrite

A espinheira santa é boa em casos de gastrite. Esse benefício ocorre também devido aos taninos presentes na planta que estão relacionados à diminuição da secreção de ácido clorídrico pelas células do estômago e, assim, atenuar a gastrite.

A planta também tem ação anti-séptica, devido à expressiva quantidade de taninos, agindo rapidamente na parada da fermentação gastrointestinal e é carminativa, por isso é indicada em casos de gases.

Ação diurética

A espinheira santa tem ação levemente diurética devido à presença dos triterpenos, um composto bioativo em sua composição. Ela também melhora o trânsito intestinal devido à mucilagem presente nesta planta.

Veja em nosso site : Os benefícios do chá de cavalinha

Aliviando cólicas estomacais

Ao evitar a secreção de ácido gástrico, a espinheira sagrada ajuda a aliviar as dores de estômago.

Ação curativa

A santa espinheira tem na composição os ácidos tônico e silícico, que têm ação anti-séptica e cicatrizante.

A quantidade recomendada  para obter os benefícios desta lista é de 2 a 3 xícaras de chá por dia. 

O preparo do chá é simples. Basta 3 colheres de sopa em 500ml de água, coar beber o líquido ainda morno.

Lembre-se de conversar com seu médico antes de inserir o consumo de Espinheira Santa em sua alimentação diária.

Sair da versão mobile