Menu
in

Conheça os inúmeros benefícios da sálvia

Publicidade

Os benefícios da sálvia são inúmeros, principalmente para a saúde da mulher. Está naqueles dias difíceis de TPM? A sálvia alivia os sintomas da menstruação. Também age a favor da mulher na menopausa e reduz a inflamação, a dor e a retenção de líquidos. Além disso, é uma planta medicinal que promove benefícios cardiovasculares.

A medicina herbal tem uma longa tradição ao longo da nossa história. O mundo das plantas, do ponto de vista químico, ainda guarda grandes mistérios que a medicina tentou desvendar.

No entanto, sabe-se que a sálvia, se for tomada corretamente, pode ter muitos efeitos positivos sob nosso bem-estar.

É claro que planta nenhuma cura sozinha uma doença ou uma enfermidade psicológica.  Mas, graças a suas enzimas, óleos essenciais, flavonóides, minerais, etc., podem otimizar determinados processos. Elas nos relaxam, estimulam certos neurotransmissores, facilitam a circulação sanguínea, ativam o sistema imunológico e têm outros efeitos.

Usá-los corretamente pode servir como uma boa terapia complementar alguns tipos de tratamento. O consumo, no entanto, deve ser aprovado por um médico, especialmente se você já estiver tomando algum remédio.

Conheça os principais benefícios da sálvia:

Versatilidade

A sálvia é um grande curinga na vida das mulheres. Na Grécia antiga, por exemplo, essas plantas eram usadas para fins cosméticos, culinários e, acima de tudo, terapêuticos.

O seu chá, com sabor levemente adstringente, é rico em inúmeras vitaminas e minerais. Também possui outros componentes capazes de reduzir a inflamação e regular os hormônios femininos.

Alívio de sintomas da menstruação

Entre os benefícios mais conhecidos da sálvia está o alívio de sintomas pré-menstruais, como redução de dor, inchaço, dor de cabeça, entre outros.

Da mesma forma, também é eficaz para reduzir a gravidade dos sintomas associados à menopausa. Isso ocorre porque seu óleo essencial tem um leve nível de atividade estrogênica.

A Universidade de Viena publicou um estudo muito interessante em 2013 sobre a sálvia. Esta planta demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas muito úteis.

Basta consumir entre uma a duas xícaras de chá de sálvia por dia para que você consiga obter os benefícios.

Contra a depressão

O chá de sálvia também é conhecido por sua capacidade de melhorar nosso estado emocional

Publicidade

A presença de antioxidantes como diosmetina, apigenina e luteolina são excelentes para reduzir (não curar) os sintomas associados à depressão.

A planta da memória

Vários estudos chegaram à conclusão de que o extrato de sálvia pode aumentar as habilidades cognitivas dos indivíduos que a consomem. No entanto, ainda não se sabe a dosagem correta necessária para um efeito perceptível.

A razão para a melhora da memória da sálvia é a colinesterase. Esta é uma enzima que regula a catalisação da hidrólise da acetilcolina. Um baixo nível desse neurotransmissor está associado a menos agilidade cognitiva.

Saúde dos ossos e da tireóide

O hormônio T3 é a triiodotironina. É um hormônio da tireoide relacionado a processos fisiológicos e metabólicos importantes. As pessoas que sofrem de hipotireoidismo sabem que essa condição surge quando as pessoas sofrem de baixos níveis dos hormônios T3 e T4.

Por outro lado, cientistas conseguiram demonstrar que, quando uma mulher entra na menopausa, é comum ter um déficit desse hormônio. Não só há mais risco de sofrer problemas de tireóide como seus níveis de vitamina D também serão reduzidos. Eles são essenciais para a saúde óssea.

Como fazer o chá de sálvia

O chá de sálvia é muito simples de preparar, coloque para ferver 1 xícara de água, assim que levantar fervura, adicione 1 colher de sopa de folhas de sálvia e deixe em infusão por 5 minutos. E só beber.

E você não precisa colocar açúcar.

Written by Cris Veronez

Comente !

Sair da versão mobile