in

As cores dos alimentos

Você sabia que as cores dos alimentos revela parte de sua composição nutricional e pode ser uma boa referência para montar refeições balanceadas ?

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, podem ser um grande aliado da saúde, por desempenharem papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças. Mas lembre-se A regra vale especialmente para frutas, verduras, legumes e grãos.

Por isso, quanto mais coloridos os pratos, mais nutritivas serão as refeições. Consumir pratos monocromáticos com frequência pode acelerar o processo de envelhecimento. Veja o infográfico e saiba quais são os nutrientes contidos em cada grupo de cores e em que eles ajudam na saúde :




Para Joyce Passos, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a referência das cores ajuda a balancear as principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. “É importante ter ao menos três cores em cada refeição”, recomenda.

No decorrer das refeições, a nutricionista afirma que é bom não só variar as cores, mas também variar os alimentos escolhidos para representar cada cor. Embora existam propriedades nutricionais comuns aos alimentos de cada cor, cada um tem valores particulares. “Por isso é bom variar”, enfatiza.

Na reportagem da Furb TV, de Blumenau, Santa Catarina, você vai conhecer algumas das qualidades dessas cores

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal de cardápio balanceado é todos os dias 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30% de gorduras, 10 a 15% de proteína, além de vitaminas, sais minerais e fibras. Mas nessa ciranda da alimentação diária, você pode começar a escolher esses alimentos pelas cores. No alaranjado de uma fruta, no verde das hortaliças, no esbranquiçado dos legumes, há vitaminas, sais minerais e outras propriedades nutritivas que atuam no nosso organismo.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Famosos desenhos contra o câncer infantil em Os Carequinhas

Rússia desenvolve tratamento inovador contra a Aids