Como congelar e conservar os alimentos

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Congelar alimentos é algo utilizando no mundo inteiro, pois com o micro-ondas, realizar o descongelamento destes se tornou muito fácil e prático. Muitos alimentos são congelados para que sua validade seja prolongada, principalmente se tratando de carnes.

Mas alguns alimentos não precisam ser congelados, e outros estragam caso passem por esse processo, por isso hoje vamos ensinar em um guia completo como realizar o congelamento dos alimentos, confira :

Como congelar bolos e tortas salgadas

congelar bolos

No caso das tortas você tem duas opções: Cortá-las em pedaços e guardar em um tupperware, ou enrolar a própria forma com plástico filme e levar ao congelador. Mas não sobrecarregue o seu congelador. Para dar “vida” novamente as tortas e bolos, opte por esquentar novamente em forno, principalmente se conter batata palha.

Como congelar verduras e legumes

congelar vegetais

Para esses alimentos quando crus, lave bem em água corrente, descasque, corte da maneira que achar necessário, escorra bem a água e guarde em saquinhos plásticos, levando ao congelador. Para os já cozidos, faça com que fiquem com pouco sal, se necessário até lave novamente. Escorra bem e coloque em potes bem fechado e então coloque no congelador. O prazo de validade destes alimentos congelados é de até 4 meses.

Como congelar carnes

congelar carnes

Todas as qualidades de carnes, devem ser congeladas cruas, sem que tenham sido temperadas, e logo no primeiro dia em que foram compradas. Quanto mais tempo fora de congelamento, maior a chance de estragar. De preferência corte elas em cubos, filetes, a passarinho no caso dos frangos e separe em sacos plásticos, onde todo o ar seja retirado antes de amarrar. Carnes assim podem durar até 9 meses no congelador.

Mas carne já assada, pode?

Aquela carne assada de domingo sobrou e você gostaria de congelar? Basta você cozinhar ela na panela de pressão já temperada esperar esfriar, enrolar em papel alumínio e guardar em um pote com tampa, que isole bem o ar.

Peixes: Por exalar um cheiro não muito agradável, você vai precisar enrolar em plástico filme, e em seguida colocar dentro de um saco plástico, e só então congelar.

Como congelar frutas

congelar frutas

Jaca, banana, abacate, laranja e outra cítricas não são recomendadas para realizar o congelamento. Já as outras frutas você poderá colocar em saquinhos plásticos inteiras ou picadas para posteriormente fazer sucos e vitaminas com elas. Realizando este processo as frutas podem durar até três meses. Já para consumo imediato, de maneira que não seja suco, deixe-as na sua fruteira.

Como congelar molhos e massas

congelar molhos

Molhos que não contenham creme de leite como ingrediente, podem ser congelados. Já os outros recomendasse o consumo imediato.
No caso das massas, as de macarrão não são indicadas para congelar também. Já lasanhas e outras massas, você poderá congelar, desde que elas não incluam molhos com creme de leite, ou outros que a validade seja curta. Enrole em papel alumínio e leve ao congelador. Realizando este processo, você poderá guardar por até três meses.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.