Dicas para preparar uma tábua de queijos

Receba atualizações em tempo real grátis

Uma tábua de queijos faz um sucesso em qualquer ocasiação, de uma noite de queijos a vinhos a  um jantar de amigos.

Mas saber selecionar os queijos é o segredo para ter uma tábua especial e arrancar elogios, veja como montar uma boa tábua de queijos .

O primeiro passo é selecionar a peça onde você irá servir os queijos, uma tábua de madeira é o que deixa mais charmoso, mas você pode usar outro utensilio, mas sempre leve em conta a quantidade de pessoas, para você não montar um tábua linda, mas que deixe as pessoas com fome.

Leia em nosso site : Dicas Para Fazer Churrasco Sem Ter Trabalho E Nem Dor De Cabeça

A escolha dos queijos

Agora chegou a melhor parte, escolher os queijos, para isso você precisa saber o numero de convidados, mas com uma reunião com 10 pessoas, você pode servir 5 tipos de queijos que é sucesso garantido.

Sempre é recomendado usar queijos com texturas e sabores diferentes, alguns macios, alguns mais duros.

Nesse exemplo vamos montar uma tábua com produtos REGINA, que é encontrado no Brasil inteiro:

Queijo Gouda

queijo gouda

Possui como característica sabor suave, ligeiramente adocicado, muitas olhaduras, textura macia e casca fina. Combina com azeitonas e um bom vinho tinto.

Queijo Gruyère

quejos gruyere

Queijo de massa cozida, de textura semidura, plena de olhaduras (buraquinhos), a maioria do tamanho de uma avelã. Seu sabor é suave e adocicado, lembrando o sabor de leite maltado e aroma de amêndoa.

Queijo Edam

Queijo Edam

Sabor suave, aromático e um pouco adocicado. É um queijo tipicamente de mesa devido ao apelo irresistível de suas olhaduras.

Queijo Itálico

Queijo Itálico

Possui sabor um pouco mais acentuado que o Gouda, porém sua massa é mais fina e macia. Apresenta olhaduras redondas e espelhadas. Sua casca é espessa e amarelada, fruto do processo de maturação. É um queijo nobre, ideal como aperitivo.

Queijo Gorgonzola

É uma variedade de queijo azul originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália. A sua massa é cremosa, tem um sabor agradável, um aroma e paladar relativamente intensos.

O queijo tipo Gorgonzola brasileiro caracteriza-se por maturação com Penicillium roqueforti, que confere aos queijos seus veios azulados. Por isso, faz parte da família dos queijos azuis ou queijos de mofo azul.

Acompanhamentos para Tábua de queijos

Os acompanhamentos são essenciais para uma boa tábua, ai entra sua criatividade e o que mais agrada seus convidados.

Você pode usar pães, azeitonas, frutas secas como castanhas de caju, damascos e uvas passas harmonizam muito bem e claros os embutidos.

Uma dica bem legal é você usar uvas na sua tábua, pois alem de deixar a tábua de queijos bonita, seu sabor cítrico é o contrapeso perfeito para seu paladar que vai testar vários tipos de queijo sem contar que seu preço é bem convidativo.

Quanto a bebidas, é o que você pensar melhor, não só o vinho combina com queijos, mas a cerveja também, hoje em dia ha uma infinidade de cervejas que harmonizam muito bem com queijos.

Lembre-se que tudo tem que agradar você e seus convidados e não a modismo e opiniões de terceiros.

 

 

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários