Receita de picanha de forno

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileiro, sendo considerada a estrala de todo churrasco. Ela pode ser assada inteira, em postas, no espeto ou na grelha e hoje você vai aprender a fazer a picanha no forno, assim como no churrasco é importante prepará-la com a gordura para que o sabor e a maciez fiquem mais acentuados, podendo-se retirá-la na hora do consumo. Vamos à receita ?

Ingredientes

1 peça de picanha de até 1kg
4 claras
1kg de sal grosso
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
Ramos de tomilho fresco a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 220ºC, em uma tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher e depois em uma assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne.

Coloque o tomilho sobre o sal grosso e coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima e envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme.

Leve a picanha ao forno, abaixe a temperatura para 200ºC e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 40 minutos são suficientes, mas sempre confira como esta a carne, pois pode haver diferenças entre fornos.

A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne.

Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas e pronto, agora é só saborear uma deliciosa picanha.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.