Até quando grávida pode dirigir ?

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

Quando uma mulher descobre que está grávida, logo surge aquela dúvida: até quando uma grávida pode dirigir ?

O Espaço Gestar, ponto de encontro exclusivo para gestantes para a troca de informações sobre a gravidez, separou algumas dicas para as grávidas, já que não há nenhuma recomendação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) sobre qual momento da gestação a mulher deve parar de dirigir.

Portanto, a decisão deve ser tomada pela própria grávida, em especial com orientações médicas.

O mais comum é que as mulheres dirijam até o oitavo mês. Se a barriga estiver muito grande, diante de qualquer freada, há risco de que ela se choque com o volante.

“Mesmo uma batida de menor intensidade pode causar descolamento da placenta ou rompimento da bolsa”, explica Ana Paula Beck, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Outra dica é que as mulheres grávidas usem sempre cinto de três pontos. Portanto, como em muitos automóveis comercializados no Brasil ainda há o desapropriado cinto de dois pontos na parte central do banco traseiro, o mais recomendado é, caso a gestante não esteja no volante, viajar no assento do passageiro da frente ou nas extremidades do banco de trás, que contam obrigatoriamente com cinto de três pontos.

Como usar o cinto de segurança grávida

uso do cinto de segurança gravidas

c

Veja como a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) recomenda o uso de cinto de segurança em grávidas :

  • Usar sempre o cinto de segurança “tipo três pontos”.
  • A parte pélvica do cinto de três pontos (faixa subabdominal) deve ser colocada abaixo da barriga, na região superior das coxas.
  • A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas e lateralmente ao abdome, nunca sobre o útero;
  • Nunca colocar a faixa superior do cinto por trás do tórax nem tampouco colocá-la sob o braço ou na axila. Jamais sentar-se sobre a faixa inferior/pélvica (subabdominal) para utilizar unicamente a faixa superior/torácica (diagonal);
  • Publicidade
  • Em veículos dotados de airbag utilizar apropriadamente o cinto de segurança e afastar o banco o máximo possível para trás, até o limite que permita o perfeito contato com o volante e com os pedais, quando na direção do veículo;

E como durante o período da gestação é mais normal sentir enjoo e desconforto corporal, é recomendado sair com o carro apenas se a mulher estiver se sentindo disposta, a fim de evitar riscos.

Também é recomendado realizar apenas trajetos curtos, para evitar inchaço das pernas e pés, além de outros desconfortos, por ficar em uma única posição por bastante tempo.

Ou seja, a grávida deve viajar apenas acompanhada e preferencialmente no banco de trás, onde há um maior espaço para se posicionar mais adequadamente.

Leia em nosso site :

Dicas Para Perder O Medo De Dirigir

Veja 6 Dicas De Como Economizar Gasolina No Seu Dia A Dia

Atenção :

Caso ocorram contrações quando estiver no volante, a primeira atitude é parar o carro em um acostamento ou estacionamento e chamar um táxi ou uber.

É recomendado também já ter os números de emergência, como dos familiares e obstetra da gestante, gravados no celular, para facilitar a ida ao hospital.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.