Brincadeiras antigas que as crianças precisam aprender

1

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

Se você tem mais de 20 anos provavelmente você se divertiu bem com seus amigos, as brincadeiras eram mais ativas e com mais contato pessoal, hoje em dia com a violência e com a tecnologia ficou mais difícil de ver algumas brincadeiras nas ruas e parques das grandes cidades.

Pensando nisso separamos algumas brincadeiras que toda criança deve aprender para brincar com seu colegas, pois muitas delas ajudam na coordenação motora e na interação com outras crianças sem o uso de uma tela (celular, computador).

Pula Corda

Se você tem mais de 25 anos, essa era uma das brincadeiras que as meninas mais brincavam nos intervalos das aulas, a ideia era pular corda com os amigos catando alguma musica para você interagir, como a famosa :

“Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores deem uma rodadinha e vá pro olho da rua (quando a criança tem que sair da corda sem encostar nela)!”, você se lembra ?

brincadeira de pula corda

Dica : Se você já tem filhos ou sobrinhos essa é uma brincadeira muito legal para você ensinar para eles, pois se você participar, você certamente irá perder peso, e quem sabe virar uma atividade física para você, pois em apenas 15 dias de treino, é possível eliminar 4 kg.

Mímica

mimica

Essa brincadeira pode ser feita em qualquer lugar. Em pedaços de papel escreva nomes de filmes, de pessoas famosas, desenhos animados ou provérbios. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito. O outro grupo de crianças tem que adivinhar a palavra escolhida.

Essa brincadeira é ótima para melhorar o convívio social e estimular a criatividade

Passa anel

passa o anel

Quem já brincou ? Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel. O restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante.

Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel. Depois disso ele escolherá outro participante que não esteja com o objeto e este deve adivinhar onde o anel está.

Leia em nosso site : 

5 Coisas Que Você Faz Depois Que Tem Filhos

Como Saber Se Você É Um Viciado Em Videogames

Veja As Diferenças De Comportamento Entre Os Irmãos, Segundo Estudos

Esconde-esconde

bincadeira-esconde-esconde

Essa sem duvida é uma das brincadeira mais famosas, juntamente com o pega=pega, e é outra brincadeira que ajuda a estimular a amizade entre as crianças e a atividade física. Que tal ?

Morto-Vivo

morto

Para quem não se lembra, um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. Quando o líder disser: “Morto!”, todos ficarão agachados. Quando o líder disser: “Vivo!”, todos darão um pulinho e ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder.

Amarelinha

amarelinha

Uma brincadeira fácil e que envolve diversos aprendizados. Com um giz de cera ou pedaço de carvão, desenha-se a amarelinha no chão, as ‘casinhas’ numeradas de 1 a 10, e na parte superior uma meia-lua, o ‘Céu’. Você lembra como jogar ?

Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador – sem pular na casa onde ele está e volte para trás do traçado.

E você qual era a brincadeira que você gostava e não vê as crianças brincando ? Comente

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. jowana Diz

    estava precisando para fazer um trabalho obrigada essas brincadeiras sao muito divertidas

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.