in

Como escolher o esporte ideal para o filho

Publicidade

Apesar de ser algo de conhecimento geral, fazer execicios desde que bem acompanhado é sempre bom e praticar atividades físicas regularmente desde a infância pode ajudar a reduzir o risco de fraturas ao atingir idade avançada. É o que mostra um estudo feito por pesquisadores do Hospital Universitário de Skåne, na Suécia, e apresentado neste sábado em um encontro da Sociedade Americana de Ortopedia para Medicina Esportiva (AOSSM).

Mas que esporte escolher para seu filho ?

Muitos pais têm tido a preocupação de procurar e escolher o esporte ideal para o filho o quanto antes, mas sempre surge a dúvida de como fazer a escolha do esporte correto.

Crianças a partir dos 8 anos já podem frequentar academias, mas nem todas gostam ou tem aptidão para a mesma atividade. Por isso, é de estrema importância os pais conhecerem o corpo de seus filhos antes de escolher o esporte a ser praticado.

Por tanto, é preciso que a criança experimente várias atividades físicas antes de encontrar a que mais sente prazer em fazer.

Cuidado :

Assim como os adultos, as crianças precisam passar por uma avaliação médica antes de começarem qualquer atividade. O pediatra irá conferir a saúde cardiovascular da criança e o ortopedista avaliará a melhor atividade indicada para aquela criança.

Dos 3 aos 5 anos:

Para escolher o esporte ideal para o filho nessa faixa etária é preciso ter em mente que atividades que estimulem as habilidades motoras são as mais indicadas. Brincadeiras com movimentos rápidos para todos os lados e que também estimule o equilíbrio, além de serem divertidas ajudam no desenvolvimento. Atividades como natação, obstáculos e dança.

Dos 5 aos 7 anos:

Nessa fase é o momento da criança descobrir novas atividades e se possível experimentá-las para encontrar a que mais gosta. Atividades como judô, balé e natação.

Publicidade

A partir dos 7:

Exercícios que exijam força já podem começar a ser administrados nesta fase, desde que os pais tenham consciência que a intenção não é obter músculos.

Vantagens e dicas :

Exercícios em grupo: Além de estimularem a união e parceria são divertidos, e é uma maneira de passar mais tempo com os amigos. Atividades como futebol, vôlei, handebol e basquete.

Crianças Agitadas: Sem dúvida a natação e o atletismo.

Autocontrole: Podem se identificar com atividades físicas como tênis e artes marciais.

Porte Físico Forte: Investir em esportes de lutas ou futebol americano. Ao escolher lutas, acompanhar as aulas para verificar se o professor não está incentivando violência e observar a criança para ver se ficou agressiva.

Ao tentar escolher o esporte ideal para o filho, os pais tem que ter em mente que tudo não passa de uma brincadeira, forçar o corpo para o filho se tornar atleta é um equivoco que pode trazer sérios danos. O importante é a criança gostar do que faz.

Incentivar os filhos à pratica esportiva é fundamental para o seu desenvolvimento, além de combater o sedentarismo e as doenças que podem surgir de forma precoce por conta da falta de exercícios. As atividades físicas na infância são importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Desde pequena, ela deve ser estimulada a se movimentar, contanto que ela se sinta à vontade e seja respeitada as limitações em cada fase.

E o mais importante dê o exemplo !

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Alimentação para ganhar massa muscular mais rápido

Após quatro anos, Gugu Liberato sai da Record