Conheça o campeão mundial de ioiô

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O húngaro Janos Karancz é o campeão mundial de ioiô de 2013, a competição foi em Orlando, Florida.Karancz arrebentou com o ioiô.

Veja o que o cara fez :

Sobre o ioiô

A origem do ioiô é um mistério. Grécia, China, Filipinas. Diversos lugares do mundo podem ter sido o berço do ioiô. “Ioiôs” rústicos de barro e de metal já foram encontrados em ruínas gregas de cerca de 2500 anos. Brinquedos similares eram usados pelos chineses antes disso.

No fim da idade média o ioiô chegou à Europa, onde a nobreza da França e Inglaterra usava o ioiô para relaxar e se afastar um pouco das suas tarefas. Há relatos que afirmam que as tropas de Napoleão se divertiam com ioiôs antes das batalhas. Nessa época, ele era conhecido como l’emigrette ou bandalore.

O ioiô, na sua forma atual, nasceu nas Filipinas, onde é até hoje um brinquedo muito popular.

Foi só em 1928, no entanto, que o ioiô começou a se popularizar no resto do mundo, quando um filipino, Pedro Flores, levou o ioiô para os Estados Unidos e começou a comercializá-los.

Pouco tempo depois, o empresário Donald F. Duncan Sr., impressionado com a popularidade desse simples objeto, comprou a empresa de Pedro Flores, e a transformou na Duncan Company (que patrocina o campeonato Mundial), que passaria a ser a responsável pela imensa popularização do ioiô nas décadas seguinte. Em 1962, só a Duncan chegou a vender 45 milhões de ioiôs nos Estados Unidos, onde a população de crianças era de apenas 40 milhões.

Em 2003, o primeiro brasileiro da história, Rafael Matsunaga, sagrou-se Campeão Mundial na modalidade Counterweight. Ele também é o único brasileiro a ser agraciado com o título de National Yo-yo Master, título que apenas 12 outros jogadores no mundo possuem e que é dado a jogadores que promovem ativamente o desenvolvimento do esporte em seu país.

O Brasil tem se destacado no cenário internacional pelos seus resultados em campeonatos internacionais e qualidade dos jogadores, sendo considerado por muitos como a terceira potência mundial do esporte, atrás apenas de Japão e Estados Unidos, e já temos a Associação Brasileira de Ioiô.

E você já brincou muito com ioiô ?

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close